Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Com 30 anos na graduação, Ufam inicia a pós-graduação em São Gabriel da Cachoeira, com turma indígena pluri-étnica
AmazonasEducação

Com 30 anos na graduação, Ufam inicia a pós-graduação em São Gabriel da Cachoeira, com turma indígena pluri-étnica

21 de março de 2023
Compartilhar
9 Min Lidos
Compartilhar

Equipe Ascom

Por Ana Carla Santos

manifestação cultural

Foi em 1993 que a Universidade Federal do Amazonas chegou à região do Alto Rio Negro, levando conhecimento científico por meio das aula de Filosofia na graduação do então Instituto de ciências Humanas e Letras (ICHL), hoje, renomeado Instituto de Filosofia, ciências Humanas e Sociais (IFCHS). Três década depois, contabilizando algumas dezenas de turmas graduadas, acontecimentos históricos como os das colações de grau nas próprias comunidades, a Instituição estabelece neste 20 de março, um NOVO marco na educação na região: o início das atividades do curso de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia a partir da aula inaugural proferida pela professora dra. Iraildes Caldas Torres, que também diretora do IFCHS. Na oportunidade, ela discorreu sobre a amplitude do “Educar para a Ciência: a pesquisa e a interdisciplinaridade”. Para ela, a pesquisa é “antes de tudo, um diálogo crítico com a realidade, uma constante para se obter um resultado oriundo da elaboração de diagnóstico e da capacidade de intervenção por parte de tomadores de posição, formadores de opinião e construtores do conhecimento”, contexto em que grande parte dos discentes está inserida.

A comitiva da Universidade foi integrada pelo reitor Sylvio Puga, pela pró-reitora em exercício da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), professora Adriana Malheiro e pelo coordenador do PPG, professor Nelson Noronha. À mesa da solenidade estavam ainda, o diretor da Foirn, Dário Casimiro, o bispo da cidade…Houve transmissão via youtube e também via meet, espaço especialmente dedicado aos professores que compõe o corpo docente do PPGSCA.

Na solenidade inicial que contou com a presença de representantes do legislativo e do executivo locais e lideranças indígenas, alguns momentos foram registrados a partir da manifestações ritualísticas dos alunos. Cânticos, danças e o dabukurí, que PODE ser compreendido como a entrega de lembranças e frutos fizeram parte da programação durante a dança marcaram a atividade acadêmico-científica.

“Hoje estamos vivendo mais um momento histórico ao lembrar que desde 1993 iniciamos na graduação e hoje passamos para outro nível da nossa missão. Tudo o que fizemos até agora, foi para nos fortalecer e chegarmos aqui. Inclusive, um dos primeiros professores à época, hoje coordenador do PPG, professor Nelson Noronha, está aqui conosco, vivenciando mais esta oportunidade. E ao passo que menciono os que deram sua contribuição, penso que seja importante citar o professor Paulo Pinto Monte como um entusiasta da UFAM no Alto Rio Negro. Essa semente foi lançada em campo fértil e fecundou, uma ideia que teve força e dominou mentes e corações”, frisou.

Nos pronunciamentos, a interiorização da UFAM e a valorização da identidade regional ante à construção do conhecimento foram as falas mais destacadas. O reitor, professor Sylvio Puga, foi quem iniciou os discursos.

O coordenador do PPG, professor Nelson Matos de Noronha, salientou que o empenho na implantação do curso pioneiro em SGC não é um ato de generosidade, mas de compromisso com a luta e uma resposta à demanda indígena. “Esse curso visa garantir o exercício da Cidadania, especialmente em tempos que estamos sendo obrigados a reiterar a seriedade e a eficiência das nossas instituições e, a ciência, a educação, são ferramentas poderosas nesse batalha da qual precisamos fazer parte”, disse.

Puga continuou dizendo que diante da junção de forças, os resultados são tangíveis. “Não trabalhamos sozinhos e sem parcerias até conseguimos concretizar metas, mas Podemos ir mais longe e mais rápido se os esforços se somam. Por isso, é oportuno e justo agradecer aos professores Heloisa Helena Corrêa, Artemis Soares, Gláucio Campos de Matos. Também enalteço o apoio das Forças Armadas, na pessoa do general de Brigada, Peixoto, sargentos Almeida e Matias e do soldado Rômulo, que possibilitaram a tradução das provas e em parte, na logística de apoio aos candidatos. Por fim, garanto aos novos alunos e alunas da UFAM que traremos grandes professores para fomentar as suas formações. A caminhada não será fácil, mas terá um retorno muito significativo para vocês, individualmente, e para a sua região. Será um aprendizado que deverá reforçar o papel social de vocês junto às suas comunidades quando da democratização do que vocês apreenderem”, ressaltou.

O vereador da Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira, Messias Ambrósio, representante do Poder Legislativo parabenizou a Universidade e relembrou da pedra fundamental que é símbolo do intento da Instituição de se fazer presente no Alto Rio Negro. “A UFAM é eminentemente responsável pela formação dos nossos professores e de uma parcela importante de profissionais. O Parfor é exemplo disso, entregando professores para a região e levando educação escolar para os pontos mais longínquos do noroeste do Estado”, frisou.

Diretor da Federação das Organizações Indígenas, Dario Casimiro, agradeceu a cooperação recorrente da Universidade Federal do Amazonas com a causa indígena. “Existimos como organização há 35 anos e nos preocupamos em construir relações com aqueles que estejam imbuídos em lutar conosco. “A vinda do PPG em Sociedade e Cultura na Amazônia é fruto de planejamento, de uma construção coletiva no qual a UFAM esteve presente e comprometida. É uma devolutiva para os nossos territórios e para a nossa gente. Hoje é um dia muito importante, quando passamos a contar um NOVO capítulo da nossa história de luta”, considerou.

A pró-reitora em exercício da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), Adriana Malheiro., sentiu-se particularmente realizada pelas demonstrações de agradecimento dos alunos, que marcaram a solenidade de abertura. “Vamos trazer conhecimento científico, mas vamos aprender também na troca de saberes com vocês. Fazer ciência requer humildade e compromisso em produzir conhecimento com responsabilidade, sustentabilidade, crescimento regional com qualidade de vida, conservação da região e da identidade para que o conhecimento permeie o tempo e o espaço mas respeite o que é identitário”, observou.

Seguindo a mesma linha de pensamento, o vice-secretário municipal de Meio Ambiente de São Gabriel da Cachoeira, Carlos Ferraz lembrou que as dificuldades enfrentadas pelos locais em busca de Qualificação Profissional diminui com a presença da UFAM. “Agradecemos a iniciativa para formação de recursos humanos aqui, na própria sede ou nas comunidades de SGC. Quem já saiu daqui, sabe o quanto é difícil ter de se afastar da família em prol do aprimoramento, lidando com barreiras culturais, especialmente”.

A diretora do IFCHS, professora Iraildes Caldas Torres, palestrante da aula magna do PPGSCA disse que a iniciativa é uma realidade e vem para preencher lacunas histórico-sociais, ao mesmo tempo em que possibilita vislumbrar autonomia e valorização dos povos originários. “Só avançaremos no desenvolvimento local e regional se formarmos pesquisadores de excelência, cérebros pensantes (capital social) capazes de contemplar as problemáticas da região e propor estratégias para a elaboração de políticas públicas. A pós-graduação é esse ambiente e o qual os novos mestrandos ocuparão, dado que o caminho da educação é o que leva para o desenvolvimento nos moldes do que a sociedade dos povos originários anseia”, disse.

A aula inaugural – “Pelo desenvolvimento a partir da formação de pesquisadores de excelência”.

Estrutura do PPG em Sociedade e Cultura na Amazônia

 

Do primeiro contato com a Universidade, na atividade inicial do PPG, o reitor, professor Sylvio Puga, apresentou um breve histórico da Universidade e discorreu sobre a pós-graduação. De igual forma, deram suas contribuições, o coordenador da Pós-graduação, professor Nelson Noronha e a pró-reitora em exercício da Propesp, Adriana Malheiro.

Tags:manchetemeio ambientesao gabriel da cachoeira
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Festival de Cirandas 2025: Viaturas integradas ao Sistema Paredão vão reforçar patrulhamento em Manacapuru

Por administrador
Amazonas

Feira de Negócios e Inovação da Afeam arrecadará alimentos para instituições filantrópicas

Por administrador
Amazonas

Atleta amazonense recebe homologação de recorde brasileiro e garante vaga no Mundial de Powerlifting

Por administrador
Amazonas

Amazonas registra menor número de roubo a pedestre em relação aos últimos dez anos

Por administrador
Amazonas

Com apoio caloroso da torcida, Guerreiros Mura realiza último ensaio técnico antes do Festival de Cirandas de Manacapuru

Por administrador
Amazonas

Caic TEA José Contente promove Semana do Folclore com atividades culturais e terapêuticas para crianças autistas

Por administrador
Amazonas

Secretaria de Estado de Educação participa de 1º Congresso Amazônico de Direito à Educação

Por administrador
Amazonas

RecuperaFone: Governo do Amazonas lança novo edital para restituição de celulares

Por administrador
Amazonas

Em primeiro dia de atividades, treinamento da Adaf capacita servidores a pôr em prática Plano de Contingência Estadual Para Influenza Aviária

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas inicia atendimentos do Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional

Por administrador
Amazonas

Ipaam Itinerante: escolas de Presidente Figueiredo recebem palestras de educação ambiental

Por administrador
Amazonas

Coletivo Rudi realiza a ocupação cultural ‘Skamosa’ com radiola maranhense e baile de reggae na zona Norte de Manaus

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?