O que antes era retrato de abandono e vazio urbano, hoje ganha configurações de espaço em requalificação, como é o caso do mirante Lúcia Almeida.Com a data de 23 de dezembro confirmada para a entrega das primeiras obras do programa “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida para Manaus, os trabalhos no complexo de São Vicente seguem a todo vapor e com grande evolução nas últimas semanas. A empreitada movimenta o início da avenida 7 de Setembro, Centro, zona Sul.
“Em visita com o prefeito David Almeida, pudemos acompanhar o cravamento das estacas pranchas e os primeiros acabamentos de pilares, alguns detalhes técnicos da evolução da obra. E, o prazo de 23 de dezembro está mantido”, explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). A autarquia assina o projeto arquitetônico.
No edifício, estão em execução a cravação das estacas prancha; reboco de vigas; reforço estrutural de pilares (armação/ forma/ concretagem); reforço estrutural de lajes com still deck; e emestramento de pilares e vigas.
O casario eclético de dois pavimentos é datado de 1908 e classificado como uma unidade de interesse de preservação de segundo grau, de acordo com Decreto 7.176/2004. A casa chegou a abrigar o depósito da firma Sinfrônio & Companhia.
Atravessando a rua, o casarão Thiago de Mello ganha contornos do que era um casario do século 19, tendo recebido aterro e nivelamento do piso térreo, transformando em um espaço único para exposição. As fachadas tiveram emassamento e selador, enquanto são feitas as instalações elétricas e de drenos de ar-condicionado. Paralelamente, estão em execução o contrapiso e a execução da laje técnica metálica no imóvel.
“O complexo será um exemplo de como investimentos da prefeitura em espaços públicos podem ser uma estratégia efetiva para desenvolver a economia local, dar valor e expressão ao pertencimento dos moradores do entorno e empoderar a confiança para novos negócios”, explicou o diretor de Planejamento da autarquia, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.
O espaço recebe serviços para sua reconfiguração e reuso para se transformar em um museu e espaço de exposição e convivência no centro histórico. Somado ao largo, essa trinca de intervenções promete ser um caso emblemático de regeneração urbana e reabilitação do centro da capital.
Casarão
Além de pertencimento, orgulho e autoestima serão fomentados com os novos espaços públicos que estão sendo reformados e restaurados no território, que tem uma vista incrível para o rio Negro. A grande área pública foi pensada para todos os tipos de públicos, de crianças a adultos, com acessibilidade e conexão entre os prédios. Será algo que está sendo construído no presente e terá reflexo direto no futuro, para filhos e netos de moradores e visitantes do espaço.
— — —
O casarão Thiago de Mello faz parte de um conjunto arquitetônico de grande relevância para a cidade, em razão da sua localização na rua Bernardo Ramos, uma das vias mais antigas de Manaus. Localiza-se em área de tombamento federal, na vizinhança de outros edifícios históricos, como o casarão de São Vicente, Centro Cultural Óscar Ramos, Museu da Cidade de Manaus, praça Dom Pedro II, Casarão da Inovação Cassina, Palácio Rio Branco, dentre outros.
Fotos – Clóvis Miranda/Semcom
Texto – Claudia do Valle/Implurb
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAJ1Jt