As inscrições, que podem ser feitas por meio do link (bit.ly/comusmanaus), atenderão o número limite de vagas nos três segmentos do controle social das cinco zonas geográficas de Manaus, estarão abertas até dia 13/2.Com o objetivo de estimular a participação de usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), nas pré-conferências dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, a Prefeitura de Manaus e o Comitê Organizador e Executivo da IX Conferência Municipal de Saúde de Manaus (IX Comus), reforçam que na segunda-feira, 6/2, estarão abertas as inscrições para a participação nos eventos, que acontecerão entre os dias 13 e 17 de março.
“Cada Distrito de Saúde vai ter sua pré-conferência na qual os participantes serão os moradores e trabalhadores dessas regiões. É importante que as pessoas se inscrevam para participar desse processo preparatório. Nas pré-conferências serão eleitos os delegados que representarão as zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural de Manaus na Conferência Municipal de Saúde, totalizando 500 delegados que vão participar na Conferência Municipal de Saúde”, explicou.
O vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Jorge Carneiro, que também é coordenador adjunto do Comitê Organizador, informou que as pré-conferências são fundamentais para a IX Comus, que acontecerá de 20 a 23 de março. Ele enfatizou que para participar da conferência municipal, é preciso garantir participação nas pré-conferências distritais.
“O usuário tem uma voz importante nesse processo. Daí a importância de garantir a participação na pré-conferência, que é preparatória para a conferência municipal e esta, por sua vez, é uma etapa preliminar para a conferência estadual. Esses espaços são fundamentais para avaliarmos os quatro anos anteriores e propor as ações e serviços que a população elege como prioritários. Isso faz com que o SUS seja o sistema mais democrático do mundo”, enfatizou.
Jorge Carneiro reforçou que a participação na Comus vai respeitar os segmentos que representam o controle social em saúde, com participação de usuários (50%), trabalhadores (25%) e gestores (25%).
As conferências de saúde, realizadas nos níveis municipal, estadual e federal, acontecem a cada quatro anos e definem as diretrizes que embasarão as políticas públicas de saúde. Este ano o tema será: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.
A etapa da pré-conferência do Distrito de Saúde (Disa) Rural será realizada no dia 13/3, seguido do Disa Leste, 14/3, Disa Oeste, 15/3, Disa Sul, 16/1, e encerrando no Disa Norte, 17/3.
Texto – Tânia Brandão / Semsa
— — —
Fotos – Henrique Silva / Semsa