“Com o objetivo de formar profissionais qualificados para exercer a profissão de engenheiros agrônomos, por meio de uma sólida formação ética, humanística, técnico-científica, capaz de contribuir para o desenvolvimento de ações responsáveis visando o equilíbrio ambiental e a produção agrícola sustentável. A Embrapa, berço de inúmeras tecnologias aplicadas às ciências agrárias no Brasil, será a responsável por qualificar os discentes, por meio de treinamento e a vivência de campo nos inúmeros experimentos espalhados pelo país”, disse a pró-reitora adjunta da Proeg, Vanessa Ferreira.
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/ Rondônia) realizaram convênio para oferecer Estágio Curricular Supervisionado para estudantes da Universidade, de 05/10/2023 a 04/10/2028. O convênio celebrado possibilita a realização de estágio dos estudantes do curso de Agronomia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) e aos demais discentes dos cursos de graduação em qualquer Embrapa do país.
Ainda segundo o docente, oito estudantes já fizeram o ECS na empresa e mais cinco devem iniciar em breve. “A partir do mês de novembro de 2022, oito discente do curso realizaram o ECS na Embrapa de Porto Velho e Vilhena. A previsão que no semestre de 2023/01, que cinco discentes iniciarão as atividades na Embrapa/RO. Totalizando 13 discentes. As experiências dos discentes durante a realização do ECS são essenciais para os futuros engenheiros agrônomos formados pela Ufam, pois a área da Agronomia necessita ser adequada para o nosso bioma amazônico”, informa Dalton Silva Jr.
De acordo com o professor Dalton da Silva Jr., do curso de Agricultura do IEAA, a parceria entre as duas instituições já exista em nível de pós-graduação, mas se intensificou depois que algumas atividades e eventos foram feitos em conjunto depois da pandemia de covid-19. “A Embrapa/RO vem sendo utilizada por discentes do curso de Agronomia ao longo dos anos para realizar o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). No entanto, o convênio havia expirado e existia a necessidade de direcionar os discentes de graduação do curso para realizar suas atividades em outras unidades da empresa. Dessa forma, fizemos o termo com a Embrapa/RO, de forma a abranger todas às outras unidades, para permitir que todos os discentes da Ufam, que demonstrem interesse em realizar o ECS, não apenas os discentes do curso de Agronomia do IEAA”, expôs.
Geiziany da Silva Simões, egressa de Agronomia do IEAA, foi estagiária da Embrapa/RO e conta um pouco da sua experiência: “realizei atividades como limpeza de área experimental, como retiradas das plantas daninhas do local, participei dos plantios das culturas de soja, do arroz e café, realizei também atividades voltadas a dia de campo da Embrapa (montagem dos croquis de experimentos, limpeza entre outras atividades), realizei também práticas de adubação nas culturas implantadas, manejo e tratos culturais utilizados pela Embrapa Campus Vilhena/RO. A experiência foi muito boa, pois através do estágio tive contato com diferentes culturas do que vemos na região amazônica, o que me trouxe mais conhecimento do que a gente só vê em aulas”, revela.
Luzia Feitosa de Oliveira é Trabalho é a responsável pelos Convênios de Concessão de Estágio na Embrapa de Rondônia e avalia positivamente a parceria. “Estamos satisfeitos que essa parceria possa atender o objetivo social do estágio curricular de complementar o processo de ensino e aprendizagem”, comenta.