FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto.Com o objetivo de fomentar e desmistificar a participação dos docentes no Programa Ciência na Escola (PCE), nesta segunda-feira (27/02), foi realizado o 2º Colóquio da Coordenadoria Distrital de Educação 4 (CDE 4) para debate sobre o tema. O encontro contou com a presença de 33 gestores e 33 professores focais e ocorreu na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara (CMPM VIII), Compensa, zona oeste.
Há 15 horas
Por Agência Amazonas
2º Colóquio da CDE 4 reuniu gestores e professores de 33 escolas e busca estimular educadores
“Na ocasião, nós identificamos, infelizmente, que não havia uma cultura de participação efetiva nos diversos certames. E é papel da coordenadoria fornecer todo o apoio necessário para que haja essa participação dos educadores e alunos, para assim buscar os resultados esperados”, explicou a coordenadora
Com Licenciatura em Ciências Biológicas, a atual coordenadora do CDE 4, professora Rute Lima, destacou a importância de realizar encontros como este com os educadores. Apaixonada pela pesquisa e pela ciência desde muito jovem, a coordenadora relembrou que, ao assumir a coordenadoria em 2020, notou a ausência participativa das 33 escolas sob a jurisdição do CDE 4 em projetos de ciência e pesquisa.
ColóquioO “2º Colóquio Desmistificando a participação docente no Programa Ciência na Escola” contou com a presença da chefe de Departamento de Avaliação e Acompanhamento (DEAC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Ana Cláudia Maquiné Dutra. Ana abordou o processo de submissão dos projetos, desde o contato com a instituição (presencialmente ou por redes sociais, como Whatsapp) ao prazo de submissão.
A partir de então, nos últimos três anos, projetos como o “Professor Inovador” e o “PCE” tiveram um destaque significativo na coordenadoria. Destaques que resultaram em conquistas a nível regional e nacional. No Desafio Soutec, do Ministério da Educação (MEC), por exemplo, dois estudantes receberam os certificados de 1º lugar em duas categorias. Além disso, outros quatros alunos foram finalistas na competição, todos da zona oeste de Manaus.
EstímulosO isolamento social durante a pandemia serviu de estímulo para que os professores voltassem seus interesses à pesquisa. Com o retorno ao ensino presencial, a CDE 4 buscou fomentar, ainda mais, esse estímulo com a organização do primeiro colóquio, de modo que tanto os gestores quanto os professores estivessem munidos de informações técnicas e, assim, garantissem uma participação maior e melhor dos alunos.
“Estamos com o edital aberto desde o dia 31 de janeiro, lançado na sede do governo, e as submissões de projetos vão até às 17h, do dia 17 de março”, informou Ana Dutra.
“Eu acredito que é de suma importância para que possamos tirar nossas dúvidas e fazer a submissão do projeto, de modo que eles venham a ser aprovados”, afirmou a professora.
A professora de Língua Portuguesa Juliana Venâncio, que já participou do PCE, falou sobre as iniciativas como o colóquio para os professores e gestores.
Sobre o PCEO Programa Ciência na Escola existe desde 2004 com o objetivo de estimular a participação de estudantes e professores do ensino público do Estado em projetos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidos em ambiente escolar. Voltados para alunos e professores a partir do 5° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, o programa visa apoiar até 700 projetos, sendo 250 na cidade de Manaus e 450 no interior do Amazonas.