Foto: DivulgaçãoNesta terça-feira (14/02), o diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Armando do Valle, esteve reunido com o presidente do Conselho Federal da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti, e a presidente da Comissão Especial de Saneamento da OAB Nacional, Ariana Garcia, para tratar sobre as propostas e posicionamentos da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE) quanto às necessidades de readequações dos decretos do Novo Marco Legal do Saneamento Básico no país que prevê a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033, para garantir a segurança jurídica no setor.
Por Agência Amazonas
A Companhia visa universalizar o saneamento no Estado
Atualmente a Cosama administra o sistema de abastecimento de água de 15 municípios no interior do Amazonas por meio de investimentos realizados pelo governo do estado em parceria com prefeituras municipais proporcionando qualidade de vida aos usuários. Para os próximos anos, apesar dos desafios, a Companhia almeja expandir os serviços a outros municípios incluindo comunidades, como explica o diretor-presidente, Armando do Valle.
A nova lei viabiliza a injeção de mais investimentos privados nos serviços de saneamento. Atualmente, em 94% das cidades brasileiras o serviço de saneamento é prestado por empresas estatais. As empresas privadas administram o serviço em apenas 6% das cidades.
Estiveram participando da reunião a assessora Executiva de Negócios da Cosama, Luciana Ramos, a assessora de Compliance da Cosama, Raísa Assis, o assessor jurídico da Aesbe Antônio Júnior, o secretário executivo da Aesbe Antônio Gonçalves e o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Cavalcante.
“A nossa missão é levar dignidade às pessoas através da água tratada para consumo humano. Hoje, estamos aqui seguindo as orientações do governador Wilson Lima em busca de alternativas e propostas de investimentos para alcançar outras localidades da nossa região. Mesmo enfrentando desafios principalmente em se tratando de logística, a Cosama não tem medido esforços e está atuando também em comunidades distantes e isoladas das cidades com a implantação do Projeto Água Boa. Estamos dispostos a lutar e chegar a universalização do saneamento no estado do Amazonas dentro do prazo estipulado”, ressaltou Valle.
Na oportunidade, o diretor-presidente apresentou um dos projetos do governo do Estado por meio da Companhia que são os copos de água tratada envasados na fábrica da agência de Manaquiri.
Visita institucional
Foto: DivulgaçãoDando continuidade à agenda de compromissos em Brasília, o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, visitou a Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (SERFI) do Governo do Amazonas em Brasília, onde foi recebido pela Secretária da pasta Inês Carolina Simonetti. O intuito da reunião foi apresentar os serviços que a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) oferta aos seus usuários, apresentação de propostas para futuras parcerias e maiores investimentos.
“Recebi com alegria o trabalho da fábrica envasadora do município de Manaquiri. O trabalho da Cosama de entregar água potável e de qualidade para as comunidades ribeirinhas, zonas rurais e escolas, certamente é de suma importância, uma vez que a água é um dos maiores elementos para a vida humana”, ressaltou Inês.
Para a Secretária Inês Carolina, o trabalho da Cosama leva qualidade de vida para as pessoas.