Estágio supervisionado passa a integrar a nova Matriz Curricular a partir de 2024, além de novas disciplinas mais atualizadas com o mercado profissional
O curso de Comunicação Social/Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) muda de nomenclatura para Jornalismo, por meio da Resolução Nº 51 de 25 de agosto de 2023, e cria nova matriz curricular a partir da atualização do projeto Político Pedagógico (PPC). As mudanças são para atender às Diretrizes Curriculares para os cursos de Jornalismo (DCNs) do Brasil, em vigor desde 2013, e para melhorar a formação dos profissionais em Jornalismo.
Por coordenação do curso de CS – Jornalismo (ICSEZ)
No decorrer do processo de atualização, diversas consultas públicas foram feitas à comunidade acadêmica e externa à universidade para coleta de sugestões e demandas da sociedade. Para a coordenadora do curso, professora Hellen Picanço, a mudança é muito importante para atender às necessidades do jornalismo na atualidade:
As mudanças são para atender às Diretrizes Curriculares (DCNs) para os novos cursos, que passaram a usar a nomenclatura de Jornalismo, com disciplinas mais específicas. Todos os cursos de Comunicação Social com habilitações em Publicidade e Propaganda; Rádio e TV; Relações Públicas e Jornalismo passaram por reformulação. O termo Comunicação Social foi extinto e atualizadas as Matrizes Curriculares.
O novo Projeto Político Pedagógico está vigente para os ingressantes de 2024. Já os alunos atualmente matriculados vão continuar regidos pela matriz curricular anterior, de 2012. A previsão é que, em até 4 anos, ocorra a transição completa para nova matriz.
“A nova matriz curricular responde às demandas do jornalismo na atualidade, trazendo como principais mudanças a implantação do estágio supervisionado e das disciplinas de laboratório para os alunos terem já na sua formação a prática do jornalismo, desde o primeiro período. Trabalhamos para que nossos alunos, desde os primeiros períodos, já se sintam plenamente envolvidos com a prática do jornalismo”.