O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) encerrou, nesta sexta-feira (28/04), no Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), localizado na avenida Danilo Areosa, bairro Distrito Industrial, zona sul de Manaus, o curso de formação dos 72 examinadores de trânsito aprovados no concurso público realizado pela instituição em maio de 2022.
Ao longo de 45 dias, os alunos tiveram aulas de diversas disciplinas tais como: Legislação de Trânsito e Aspectos Psicológicos no Processo de Avaliação, e fizeram novas provas, tendo em vista que o curso de formação também é classificatório e eliminatório.
O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, compareceu ao encerramento e desejou sucesso aos alunos. “Parabenizo a todos pela conclusão deste curso. A carreira de examinador de trânsito é de suma importância para o nosso Estado. A exigência será alta para que possamos continuar evoluindo e prestando bons serviços à nossa população”, disse ele.
Dedicação
Entre os aprovados no certame que participaram do curso de formação esteve Ângelo Abrahim, 42, natural de Rurópolis, no Pará. Para ele, que está em Manaus somente para esta fase do concurso, o encerramento foi um momento de vitória após vários dias de muita dedicação.
Emocionado, ele relatou, durante o encontro, as dificuldades de estar longe da família. “Agradeço a todos que nos acompanharam nesta jornada, aos colegas e aos realizadores do curso. Não é fácil estar longe da família, tivemos algumas adversidades, mas conseguimos”, falou.
Já Fábio Pereira, 38, declarou que vir a ser um futuro servidor do Detran-AM será um privilégio. Ele agradeceu e fez elogios à equipe de Educação do Detran Amazonas. “Primeiramente, gostaria de agradecer a equipe de Educação da instituição. Tivemos um ótimo curso de formação, com profissionais muito competentes. Com esse conhecimento adquirido, em breve, estaremos aptos para atender com excelência a população amazonense”, finalizou.
Concurso
Ao todo, o concurso público realizado pelo Detran-AM ofereceu 183 vagas imediatas, sendo 40 destas para o cargo de examinador de trânsito distribuídas nas categorias “AB”, “AD” e “AE”. Para o curso de formação, foram convocados 72 aprovados para o cargo.
Além do curso de formação para examinador, os cargos de agente, instrutor e perito de trânsito já tiveram suas aulas encerradas. A expectativa é de que os alunos aprovados sejam nomeados em breve.