O curso “Gestão de Arquivos: documentos físicos e digitais”, oferecido pela Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público (Esasp), no mês de agosto, teve a participação de 56 servidores públicos de 16 órgãos do Governo do Estado e registrou a menor taxa de desistência do ano.
De acordo com o Secretário de Estado da Administração e Gestão, Fabrício Rogério Cyrino Barbosa, a turma revelou a importância e atualidade do tema para o serviço público estadual.
“Com certeza há uma demanda importante, uma vez que o avanço tecnológico agiliza a gestão de documentos e requer uma série de técnicas específicas”, comenta o Secretário.
Os participantes contaram com a experiência do Profº Me. Manoel Pedro de Souza Neto, agente voluntário do projeto de treinamento em preservação de arquivo do Arquivo Nacional, e Secretário de Arquivo e Memória Institucional do Tribunal de Justiça do Amazonas.
“Estamos sugerindo uma nova capacitação, nesta área, por meio da qual podemos ofertar as bases científicas da elaboração de diagnóstico de arquivo e solicitar um trabalho prático a ser apresentado pelos alunos”.
Para a coordenadora da Esasp, Ana Virgínia Lemos, é salutar que os professores dêem feedbacks como esse. “Temos um levantamento anual de necessidades de treinamento, mas nada se compara à interação professor-aluno, pois eles ouvem diretamente os servidores”, finaliza.