No período de 30/12 a 1º de janeiro, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) registrou 273 infrações de trânsito durante as fiscalizações realizadas pelo órgão. Dessas, 119 foram referentes a motoristas flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica, além da remoção de 46 veículos.
A fiscalização faz parte da operação de final de ano do Detran-AM, que tem como objetivo o combate à combinação de bebida alcoólica e condução de veículos.
Para o diretor-presidente do Departamento, Rodrigo de Sá, que acompanhou de perto a operação, a ação tem papel fundamental na prevenção de acidentes. “O Detran-AM tem a missão institucional de salvar vidas. A fiscalização é uma tarefa importante, e ela se faz ainda mais necessária nessa época do ano, em que as pessoas, infelizmente, costumam abusar da bebida e proceder a combinação nociva de álcool e direção”, disse o diretor.
Balanço do Natal
Comparada à fiscalização realizada no período do Natal, de 23 a 25/12, o número de registros de infração passou de 222 para 273, um aumento de 22%, e o número de condutores flagrados sob efeito de bebida alcoólica passou de 77 para 119, resultando em um aumento de 54%.
Após mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que for flagrado infringindo a Lei, sofrerá com a penalidade de suspensão do direito de dirigir por 12 meses, o veículo será removido e pagará a multa de R$2.934,70. Caso seja reincidente, pode ainda ter a habilitação cassada.
Para aqueles que se recusarem a realizar o teste do bafômetro, a infração também é gravíssima e sofrerão as mesmas penalidades: suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além de multa no valor de R$ 2.934,70, e remoção do veículo.