A equipe de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) deflagra, nesta sexta-feira (21/04), a “Operação Tiradentes”, com o objetivo de garantir a segurança viária durante o feriado prolongado, quando há registro de aumento de saída de veículos com destino às cidades do interior. A operação de fiscalização segue até o domingo (23/04)
De acordo com Arthur Cruz, gerente da fiscalização do Detran-AM, os agentes estarão na Rodovia Manoel Urbano, também conhecida como AM-070, e na saída da Rodovia Torquato Tapajós, a antiga AM-010, no posto de fiscalização do Estado.
Ainda de acordo com Cruz, na capital, o foco será na “Lei Seca”, além de infrações de trânsito relacionadas ao sistema de iluminação, estado de conservação do veículo e o uso de itens obrigatórios.
Segundo o diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, o objetivo da operação também é manter a segurança dos condutores durante os deslocamentos.
“Queremos garantir que o condutor possa ir e voltar do seu passeio com segurança, preservando a vida de todos. Então, vamos reforçar as medidas preventivas a serem adotadas para que assim tenhamos um feriado tranquilo”, finaliza ele.
Lei Seca
A Lei nº 13.546/17, aprovada em dezembro de 2017, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), alterada em abril de 2018, estabeleceu mais rigor para o motorista que praticar o homicídio culposo (sem intenção) ou de lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, sob o efeito de álcool ou de outras substâncias psicoativas que causem dependência. De acordo com o CTB, a penalidade para quem dirige embriagado é de R$ 2.934,70.