O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da Gerência de Educação para o Trânsito da instituição, iniciou, nesta terça-feira (14/03), a campanha “Detran nas Escolas”, que visa conscientizar alunos, professores, condutores de transporte escolar, pais e responsáveis sobre a legislação de trânsito de maneira educativa durante o período letivo.
A equipe de Educação para o Trânsito ficará nas portas e arredores de escolas públicas e privadas da capital distribuindo materiais educativos. A primeira unidade educacional visitada foi a Escola Estadual Hilda Tribuzzi, localizada na avenida Noel Nutels, s/n, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.
Durante as ações, que se encerram no dia 29 deste mês, serão entregues quebra-cabeças e porta celulares, que contam com instruções tanto para o pedestre quanto para os motoristas.
A técnica da Educação para o Trânsito do Detran-AM, Claudinette Lins, explicou um pouco sobre a atividade nas escolas. “A campanha ocorre durante todo o período letivo dos alunos. Nos primeiros meses do ano, atuamos nas portas das escolas, entregando os materiais educativos para alunos, e também orientamos os pais e/ou responsáveis sobre os cuidados que os mesmos devem ter”, detalhou.
De acordo com o Detran, a campanha continua durante todo o ano, com palestras educativas com a participação de fantoches. “O Detran Amazonas atende àquelas escolas que pretendem ter o projeto de educação durante o ano, e todos podem solicitar a visita por meio do e-mail educaçãodetrâ[email protected].
Para a analista comercial Roseneide Albuquerque, 40, a campanha é muito válida. “É de suma importância a divulgação desse material para as crianças, onde elas já crescem com a formação na sua mente, com o entendimento educacional, onde aprendem sobre as regras no trânsito e como a mesma pode agregar”, disse Roseneide.
Ao todo, serão 36 escolas das redes públicas e privadas na capital, onde a cada dia será feita uma visita diferente, sempre com o intuito de instruir e educar a população, com uma estimativa de atender 9 mil pessoas ao longo de toda a campanha.