O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) participou, na quinta (14/09) e sexta-feira (15/09), de mais uma edição do projeto “Câmara Cidadã”, promovido pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). A instituição levou ao Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Rua Tupinambá, bairro Cidade Nova, zona norte da capital, uma série de serviços que são realizados pelo orgão.
Ao longo dos dois dias, foram atendidas 365 pessoas entre as 8h e 17h. O Detran-AM contou com dois espaços, sendo um deles voltado à Educação para o Trânsito, onde ocorreram apresentações do teatro de fantoches, atividades lúdicas e palestras infantis.
No outro espaço, foram ofertados serviços tais como licenciamento anual, transferência de veículo, entrega do CRLV-e, parcelamento de dívida no cartão e renegociação da dívida ativa de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), por meio da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE).
Além disso, foram promovidos serviços referentes à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tais como renovação, mudança ou adição de categoria, segunda via da CNH e transferência de domicílio.
Renovação
Uma das pessoas atendidas foi o metalúrgico Renato Cavalcante, 54, que mora próximo ao local do evento e aproveitou para renovar sua CNH. “Devido à falta de tempo, o fato do serviço estar mais próximo da minha residência permitiu que eu resolvesse logo esta pendência junto ao Detran e, assim, pude renovar a minha CNH”, disse ele.
Na ocasião, também esteve presente o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Acidente de Trânsito (Navat), o qual tem como objetivo orientar e dar suporte às pessoas que sofrem com as consequências dos acidentes no trânsito e aos seus familiares.
Segundo a assistente social Bruna Abreu, a procura pelo Navat aumentou em relação a outros eventos da mesma natureza. “As pessoas têm procurado o núcleo para tirar dúvidas sobre como funciona o atendimento e como dar entrada para obter o benefício do DPVAT, que é o seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre”, comentou ela.