O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), entregou, na manhã desta quarta-feira (15/03), por volta das 10h, 47 kits de segurança aos mototaxistas inscritos no projeto “Motociclista Legal”. A entrega ocorreu na sede do Detran-AM, localizada na avenida Mário Ypiranga, 2884, bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus.
Além dos kits de segurança, compostos por capacetes – para o condutor e o passageiro – e coletes, os profissionais receberam certificados de conclusão dos cursos de especialização e atualização oferecidos pela instituição com isenção de taxas.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, essa é mais uma etapa de um projeto que já beneficiou milhares de pessoas. “Fico muito feliz por criar esse projeto, junto com o governador Wilson Lima, e poder abraçar essa categoria da qual reconheço o valor e a importância. É importante dar esse apoio à classe e, assim, beneficiar toda a sociedade, viabilizando mais segurança aos motoristas e usuários dos serviços”, disse ele.
O diretor-presidente ressalta que o projeto vai continuar para que ele possa alcançar ainda mais profissionais, e que existem novas ações em andamento. “Há projetos novos surgindo que irão beneficiar ainda mais a classe, como o ‘Pit Stop’, que consiste em uma base de apoio que será fixada em alguns pontos da cidade para que os profissionais possam se alimentar ou fazer, ainda, pequenos reparos na motocicleta. Esse projeto já foi anunciado pelo governador Wilson Lima e em breve será implementado”, acrescentou.
Profissão
Entre os beneficiados está Wisley Falcão, 44, mototaxista e técnico de refrigeração, que concluiu o curso de especialização para mototaxista, e agora está regularizado para exercer a profissão. Segundo o profissional, o serviço de mototaxista gera uma renda importante para sua família.
“Esse curso foi muito gratificante para mim, pois agora me sinto capacitado para oferecer melhores serviços aos meus usuários, com muito mais segurança. Agradeço ao diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, e a todos os professores do curso”, ressaltou.
Aprovado pela Lei nº 5.688 de 2021, o projeto “Motociclista Legal” isenta do pagamento das taxas relativas aos cursos obrigatórios do Detran-AM, para o exercício das profissões de mototaxista e motofretista, além de fornecer gratuitamente kits com coletes e capacete aos beneficiados.
Cidadania
Desde 2021, o “Motociclista Legal” já contemplou mais de 9 mil pessoas em todo o Amazonas, e faz parte do “Detran Cidadão”, criado pelo Governo do Estado e realizado pelo Detran-AM.
Com mais de 50 mil pessoas beneficiadas, o “Detran Cidadão” é composto, também, pela “CNH Social”, que prevê a gratuidade para pessoas de baixa renda obterem a primeira habilitação ou, mesmo, adicionarem ou mudarem de categoria; e pela “CNH na Escola”, que oferta aulas de legislação de trânsito aos alunos da rede pública estadual de ensino médio.