Nesta quarta-feira (08/03), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) reforça a importância da figura feminina dentro dos mais diversos setores da instituição. Com 440 colaboradoras, entre servidoras, comissionadas, terceirizadas e estagiárias, o órgão busca a valorização dessas profissionais que tanto contribuem para uma gestão moderna e arrojada.
“O Detran-AM é um local que amo trabalhar. Eu me sinto reconhecida pela função que desempenho, e procuro sempre fazer o meu melhor pela instituição”. É assim que uma das agentes de portaria da instituição, Maria Gorete Veras, ou apenas dona Gorete, como é conhecida, 58, descreve sua colaboração diária.
Gorete, que em setembro deste ano completa seis anos trabalhando no órgão, acrescenta que procura ser, diariamente, um exemplo para sua filha e se considera alguém “forte”. “Enquanto mulher, enquanto mãe, enquanto filha, todas nós somos ‘grandes’, fortes e parceiras”, completa.
Marcilene da Silva, 40, ressalta que o Detran-AM é “sua segunda casa”. Encarregada do Departamento de Serviços Gerais, ela já atua na instituição há três anos e afirma que se sente acolhida por todos os colegas de trabalho.
“Sempre me senti bem recebida por todos os colegas e diretores do Detran. No meu setor, há mais mulheres do que homens, e nos consideramos uma grande família”, comenta. Ela ressalta que trabalhar em um órgão de trânsito lhe proporciona conhecimentos práticos, tais como saber mais sobre as leis de trânsito, por exemplo.
Realização
A atual coordenadora do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do órgão, Sirleide Casanova, 51, é servidora há mais de 30 anos da instituição e se diz comprometida com suas funções. “Amo meu trabalho. Visto a camisa do Detran-AM, sempre. Sou comprometida com o que faço e adoro ajudar as pessoas que me pedem auxílio. Agradeço a todos que confiam em mim”, declara.
Na oportunidade, Sirleide agradeceu à servidora mais antiga da autarquia, Gleice Barros, que atualmente ocupa o cargo de gerente de habilitação. Para Sirleide, a doutora Gleice – como é chamada por todos – serve como inspiração. “Ela (Gleice) é uma mestra por tudo que fez e ainda faz pelo órgão”, lembra.
Sirleide dedicou, ainda, uma mensagem a todas as mulheres neste 8 de março. “Desejo um dia especial para cada uma de nós. Que possamos fazer a diferença onde quer que estejamos, seja no trabalho ou no ambiente familiar, pois somos todas especiais”, finaliza.
Homenagem
Para comemorar a data internacional, o Detran Amazonas promoveu, nesta quarta-feira, no auditório da sede do departamento, uma ação especial para todas as suas colaboradoras com a disponibilização de serviços de embelezamento ofertados pelo projeto Amigos Solidários, além de atividades de dança com o professor Henrique Diamante Negro e música ao vivo.
Na ocasião, o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, proferiu mensagem às servidoras presentes. “Eu costumo dizer que a mulher é fundamental em nossas vidas. Nós avançamos, e, hoje, a mulher tem autonomia e liberdade para poder decidir os seus caminhos, conquistando seu espaço e sendo protagonista da sua própria história”, disse o presidente.