Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Docente da FES propõe em pesquisa de pós-doutorado a clusterização do Polo Industrial de Manaus
AmazonasEducação

Docente da FES propõe em pesquisa de pós-doutorado a clusterização do Polo Industrial de Manaus

5 de maio de 2023
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Por Juscelino Simões

O professor da Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Universidade Federal do Amazonas, Antônio Jorge Cunha Campos, teve artigo publicado na Revista Internacional de Gestão, Direito e turismo (GESTIN) de Portugal, em que faz uma análise de clusterização, a partir do modelo utilizado na Alemanha e na França, e propõe a adoção do sistema ao Polo Industrial de Manaus (PIM) com uma nova estratégia econômica e produtiva com ênfase no desenvolvimento tecnológico e conquista de novos mercados.

Equipe Ascom

A partir destas experiências o docente apresentou sugestões para a clusterização do Polo Industrial de Manaus (PIM) a partir do período entre o ano de 2000 a 2022. As pesquisas foram realizadas na Plataforma Scopus, Web of Science e B-On, bem como em sites oficiais da UNIÃO Europeia, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico-OCDE, do governo francês e alemão.

A pesquisa, realizada no último ano (2022), teve como objetivo a obtenção do titulo de pós-doutorado pelo docente, mas também a ideia de propor um modelo para o PIM, a partir da análise de modelos europeus de sucesso, que transformasse o modo produtivo. O trabalho foi desenvolvido na área de Gestão na Universidade de Coimbra de Portugal e, após a conclusão, foi publicado na revista científica GESTIN, com o título ‘A clusterização na Alemanha e na França: impacto para o Polo Industrial de Manaus-AM (Brasil)’. A pesquisa bibliográfica abordou as experiências da Alemanha e da França quanto à utilização de clusters como estratégia para promover o desenvolvimento tecnológico e econômico.

Conceitualmente Cluster significa aglomeração, UNIÃO. A proposta de implantação de cluster no PIM esbarra no modelo produtivo existente, como também em vários aspectos que precisam ser superados.

“Muitos fatores inerentes à implantação de um cluster, tais como aglomerado industrial, pesquisa e desenvolvimento, linhas de financiamento, universidades e centros de pesquisas já existem no PIM. Outros fatores necessários à clusterização ainda precisam ser corrigidos como: a falta de cooperação entre as empresas do PIM, as universidades, os gestores públicos e os centros de pesquisas. Razão pela qual se apresentam no presente artigo sugestões visando à transformação do PIM em cluster”, destacou o pesquisador Jorge Campos.

Perfil

Segundo o professor, as sugestões apresentadas são apenas o início de um grande debate em torno do tema de clusterizacão do PIM. Muitos desafios culturais, legais, estruturais, financeiros, educacionais, éticos e políticos terão de ser superados. E uma batalha que, supõem-se, vale o esforço pelos resultados que podem ser colhidos e entregues a sociedade, dentre eles: a consolidação do PIM enquanto instituição de fomento ao desenvolvimento regional; a geração de mais postos de trabalho; a formação de pessoal altamente qualificado; o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida; a internacionalização dos produtos fabricados no PIM; maior competitividade do Brasil no cenário internacional; o surgimento de spin off em áreas especificas de inovação, entre outros.

Pós-doutorado em Gestão pela Faculdade de economia da Universidade de Coimbra (Portugal-2022). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998).

Tags:Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?