Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Docente da FES propõe em pesquisa de pós-doutorado a clusterização do Polo Industrial de Manaus
AmazonasEducação

Docente da FES propõe em pesquisa de pós-doutorado a clusterização do Polo Industrial de Manaus

5 de maio de 2023
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Por Juscelino Simões

O professor da Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Universidade Federal do Amazonas, Antônio Jorge Cunha Campos, teve artigo publicado na Revista Internacional de Gestão, Direito e turismo (GESTIN) de Portugal, em que faz uma análise de clusterização, a partir do modelo utilizado na Alemanha e na França, e propõe a adoção do sistema ao Polo Industrial de Manaus (PIM) com uma nova estratégia econômica e produtiva com ênfase no desenvolvimento tecnológico e conquista de novos mercados.

Equipe Ascom

A partir destas experiências o docente apresentou sugestões para a clusterização do Polo Industrial de Manaus (PIM) a partir do período entre o ano de 2000 a 2022. As pesquisas foram realizadas na Plataforma Scopus, Web of Science e B-On, bem como em sites oficiais da UNIÃO Europeia, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico-OCDE, do governo francês e alemão.

A pesquisa, realizada no último ano (2022), teve como objetivo a obtenção do titulo de pós-doutorado pelo docente, mas também a ideia de propor um modelo para o PIM, a partir da análise de modelos europeus de sucesso, que transformasse o modo produtivo. O trabalho foi desenvolvido na área de Gestão na Universidade de Coimbra de Portugal e, após a conclusão, foi publicado na revista científica GESTIN, com o título ‘A clusterização na Alemanha e na França: impacto para o Polo Industrial de Manaus-AM (Brasil)’. A pesquisa bibliográfica abordou as experiências da Alemanha e da França quanto à utilização de clusters como estratégia para promover o desenvolvimento tecnológico e econômico.

Conceitualmente Cluster significa aglomeração, UNIÃO. A proposta de implantação de cluster no PIM esbarra no modelo produtivo existente, como também em vários aspectos que precisam ser superados.

“Muitos fatores inerentes à implantação de um cluster, tais como aglomerado industrial, pesquisa e desenvolvimento, linhas de financiamento, universidades e centros de pesquisas já existem no PIM. Outros fatores necessários à clusterização ainda precisam ser corrigidos como: a falta de cooperação entre as empresas do PIM, as universidades, os gestores públicos e os centros de pesquisas. Razão pela qual se apresentam no presente artigo sugestões visando à transformação do PIM em cluster”, destacou o pesquisador Jorge Campos.

Perfil

Segundo o professor, as sugestões apresentadas são apenas o início de um grande debate em torno do tema de clusterizacão do PIM. Muitos desafios culturais, legais, estruturais, financeiros, educacionais, éticos e políticos terão de ser superados. E uma batalha que, supõem-se, vale o esforço pelos resultados que podem ser colhidos e entregues a sociedade, dentre eles: a consolidação do PIM enquanto instituição de fomento ao desenvolvimento regional; a geração de mais postos de trabalho; a formação de pessoal altamente qualificado; o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida; a internacionalização dos produtos fabricados no PIM; maior competitividade do Brasil no cenário internacional; o surgimento de spin off em áreas especificas de inovação, entre outros.

Pós-doutorado em Gestão pela Faculdade de economia da Universidade de Coimbra (Portugal-2022). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998).

Tags:Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Fapeam recebe inscrições para o Programa Ciência na Escola até o dia 16 de março

Por administrador
Amazonas

Vila Aberta Para Todos ultrapassa 5 mil participantes e fortalece ações de promoção à qualidade de vida e cidadania

Por administrador
Amazonas

EnvelheSer 60+: Programa transforma rotina de famílias

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas lança aplicativo da Campanha Nota Fiscal Amazonense

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: SES-AM registra 55,3 mil atendimentos de urgência e emergência na rede estadual, entre 12 e 17 de favereiro

Por administrador
Amazonas

Parintins recebe terceiro mutirão de cirurgia de catarata, parceria entre o programa Opera+ Amazonas e o projeto Novo Olhar

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas divulga resultado preliminar de Processo Seletivo para o Hospital do Sangue

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Carnaboi retorna ao Sambódromo com duas noites de celebração da cultura amazônica

Por administrador
Amazonas

Cetam abre inscrições para mais de 10 mil vagas em cursos gratuitos para o interior nesta quinta-feira

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Fiscalização do Detran-AM registra queda de 44% em testes positivos de alcoolemia no período carnavalesco

Por administrador
Amazonas

Pelci celebra quatro anos como programa pioneiro na inclusão social pelo esporte

Por administrador
Amazonas

Desmatamento no Amazonas cai 56,4% em janeiro de 2026, aponta Inpe

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?