Ascom/Ufam
Por Sebastião de Oliveira/ Revisão Rozana Barbosa
Dentre os temas debatidos, destacam-se: Avaliação; Estudos Curriculares; Educação de Caráter e Cidadania; Educação Diversificada e Inclusiva; Educação Infantil; Pesquisa de Política Educacional; Tecnologias emergentes e educação; Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional, dentre outros.
O professor Márcio de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/Ufam), participou entre os dias 22 e 24 de novembro da Reunião Anual da Associação Mundial de Pesquisa em Educação (em inglês World Education Research Association – WERA) em Singapura. Organizado pela Associação de Pesquisa Educacional de Singapura (ERAS) contou com uma programação de sessões de pesquisas, pôsteres, mesa-redonda e simpósio sobre tópicos de importância mundial.
Também participaram dos debates as pesquisadoras Geovana Mendonça Lunardi Mendes (Udesc/Anped), Tanja Sturm (Martin-Luther-Universitat Halle-Wittenberg), Andréa Barbosa Gouveia (UFPR), Jesus Maria Sousa (Universidade da Madeira) e Liliana Rodrigues (Universidade da Madeira).
Durante o encontro, Oliveira participou como debatedor da mesa “Inclusive Education in the luso-brasilian contexto: challenges and worldwide perspective” (em português “Educação Inclusiva no contexto luso-brasileiro: desafios e perspectiva mundial”). Na ocasião, o docente discutiu sobre a educação inclusiva na perspectiva de gênero, ressaltando a necessidade de que esse tema esteja nos currículos escolares, nos cursos de formação docente, nos cursos de formação continuada, nas políticas públicas educacionais.
O docente enfatizou a importância de participar/ocupar os espaços de debates da Educação mundial, na perspectiva de discutir os desafios e a busca de soluções para os maiores obstáculos encontrados no processo de formação, seja no Brasil ou fora dele.