Ascom/Ufam
Por Sebastião de Oliveira
Coordenado por Gilmara Pinheiro, o projeto dá visibilidade as questões de violência contra a mulher e aborda práticas educativas para o enfrentamento do problema. Desenvolvido desde 2022, o projeto teve início em 2019, por meio do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da Universidade do Estado de Roraima (UERR). “O resultado da pesquisa proporcionou-me o ingresso no Doutorado em 2023 da Ufam. Hoje o projeto foi ampliado para o estado do Amazonas e temos obtido resultados positivos no espaço universitário que também precisa de uma atenção especial em relação às violências contra as mulheres”, disse Pinheiro.
O projeto “Direitos Humanos e Igualdade de Gênero na Escola”, coordenado pela doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam), Gilmara Pinheiro, foi premiado na 2ª edição do ‘Selo Mulheres Seguras’ concedido pelo Tribunal de Justiça de Roraima-TJRR, no dia 22 de novembro, em cerimônia na Casa da Mulher Brasileira. O selo reconhece projetos voltados à luta contra a violência doméstica e familiar contra mulheres.
O projeto “Direitos Humanos e Igualdade de Gênero na Escola”, tem como objetivo fortalecer o debate sobre a problemática das violências contra as mulheres no Estado de Roraima, por meio de práticas educativas que contribuam de forma preventiva no enfrentamento destas.
Projeto
A pesquisadora disse que, em 2023, o projeto teve atividades desenvolvidas no Instituto Federal de Roraima – Campus Boa Vista Zona Oeste, com 1 turma do 1º ano do Ensino Médio, em formato de um curso de 20h dividido em 4 módulos, no qual tratava sobre violência nas escolas, relações de gênero e Direitos Humanos, enfrentamento a violência contra as mulheres e masculinidades. Em paralelo o projeto também foi desenvolvido na Universidade Federal do Amazonas – Ufam, por meio dos encontros “Diálogos sobre Masculinidades” que ocorreram entre os meses de setembro e novembro, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – PPGAS, o público-alvo envolveu graduandos, pós-graduandos e público externo de instituições interessadas sobre a temática.