Para os apresentadores Rosaly Pinheiro e Cristóvão Nonato, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias da Câmara Municipal de Manaus (CMM), falou sobre o Projeto Despertar para a Educação Ambiental, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para o cuidado com o meio ambiente.Em entrevista à Rádio Rios, para o programa Jornal da Rios, o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Podemos) destacou a importância de atividades de educação ambiental em comunidades de Manaus.
Dr. Daniel relembrou que Manaus tem passado por catástrofes ambientais, como alagamentos, devido ao assoreamento dos igarapés e entupimento dos bueiros, com o acúmulo de lixo, e iniciativas como essa contribuem para que a cidade não passe mais por isso.
“Não é a natureza que se revolta com a gente, é o ser humano que não respeita a natureza. É por isso que enfrentamos esse calor excessivo, secas e fumaças. É preciso mudar essa realidade, e o projeto Despertar para a Educação Ambiental vem exatamente com a proposta de mostrar a importância de descartar de maneira correta o lixo, incentivar a reciclagem e a plantação de árvores”, pontuou.
Como parte do projeto, em parceria com a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), são entregues à população, no decorrer das ações de sensibilização, mudas de plantas, como forma de incentivar a arborização.
“A quantidade de lixo que é produzido todos os dias é grande. Foi pensando nisso que criamos o projeto, para orientar a população, que esse lixo precisa ser descartado de maneira correta e precisa ser reciclado. Nessas ações, sejam nas comunidades, Igrejas, principalmente no entorno dos igarapés, levamos o guia prático de reciclagem, que inclusive tem o contato do reciclador, para que além de ajudar o meio ambiente, a população melhore a sua renda com a venda desses materiais”, disse Daniel.
Projetos – Ao ser questionado pelo apresentador Cristóvão Nonato, sobre os desafios da estiagem neste segundo semestre, especialmente em setembro, o vereador destacou o Projeto Salvar.
O vereador levou aos apresentadores uma muda de Açaí, um fruto típico Amazônico, que vem ganhando o mundo todo pelo sabor e valor nutricional.
Em resposta à apresentadora Rosaly Pinheiro sobre os trabalhos da Comissão do Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador explicou que a experiência com indígenas no Alto Rio Negro no município de São Gabriel da Cachoeira, Parintins e em Manaus, já nas secretarias de Saúde do Município e Estado, sendo responsável pelas política para os indígenas, quilombolas e população de rua, o credenciou para assumir a Comissão da Câmara Municipal.
“O Amazonas é maior que muitos países da Europa juntos, mas ao contrário do continente europeu que tem estradas, o Amazonas é interligado pelos rios, e na própria capital os ribeirinhos estão com dificuldade do deslocamento e de água potável. Para minimizar isso, desde o início de nosso mandato, destinamos Emenda Parlamentar para o Projeto Salvar, do Instituto Rio Negro, que leva filtros d’água de alta tecnologia (utilizado até pela ONU) às famílias que moram nas áreas ribeirinhas de Manaus. Cerca de 300 filtros já foram distribuídos”, apontou o vereador.
Sobre os Projetos de Leis (PL) apresentados e aprovados no Parlamento Municipal, Dr. Daniel apontou que mais de 80 projetos foram protocolados, destes, oito foram aprovados na Câmara pelos vereadores e sancionados pelo prefeito de Manaus, tornando-se lei municipal.
“O trabalho da comissão é voltado para as minorias, dando celeridade, analisando e aprovando os pareceres, cobrando a Secretaria Municipal de Saúde. Nesta linha de ação, conseguimos realizar o primeiro Workshop de atenção integral à saúde mental na Casa Legislativa. Esse evento já entrou para a história, trazendo a comunidade acadêmica, a Prefeitura, e a comunidade em geral para debater esse tema tão importante”, afirmou.
Texto: Leonardo Dias – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Renan Pinheiro – Assessoria de Comunicação do vereador
“Um dos projetos que podemos destacar como de mais relevância, que hoje é lei, é o Fomento de Startups (Lei N. 3.014 de 11 janeiro de 2023), justamente por estarmos no maior Polo Industrial da América Latina, porém, o nosso polo é de montagem de componentes, a tecnologia vem de fora. Essa lei é justamente para incentivar os talentos da terra, que são muitos, e atuam nas Startups. A partir deste fomento da Prefeitura e do Estado, não precisaremos mais exportar tecnologia”, finalizou Dr. Daniel.
The post Dr. Daniel destaca importância da educação ambiental em comunidades, durante entrevista à Rádio Rios appeared first on Câmara Municipal de Manaus.