De acordo com o vereador Dr. Daniel Vasconcelos, atual presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a homenagem é justa e merecida. “A Fazenda Esperança é um lugar que condiz com o seu nome, traz esperança, principalmente, para os jovens que estão sofrendo com a dependência das drogas. Esse reconhecimento em tornar o iluminado reverendo Cidadão do Amazonas é justo e merecido. São centenas de jovens que encontraram um novo sentido em suas vidas, levando alegria para suas famílias ao passar pela fazenda”, pontuou Dr. Daniel.Na manhã desta segunda-feira (29/05), o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), participou da sessão especial de entrega do Título de Cidadão do Amazonas ao reverendo senhor Frei Hans Heinrich Stapel, fundador da Fazenda da Esperança. A sessão ocorreu no Plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), bairro Parque Dez Novembro, zona centro-sul de Manaus.
O religioso nasceu em Geseke, Alemanha, durante o final da Segunda Guerra Mundial, em uma família que cultivava fortemente a fé e participava da missa todos os domingos. Ainda na Alemanha, conheceu os carismas da unidade, de Chiara Lubich, e da pobreza, de São Francisco de Assis. Assim, o desejo de ser padre surgiu em Hans quando ainda era criança. Frei Hans chegou ao Brasil na década de 70, onde se tornou pároco da Igreja Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá (SP).
Frei Hans, que hoje tem 77 anos, é considerado pai da Fazenda da Esperança, fundada em 1983, como uma comunidade terapêutica que acolhe pessoas com dependência em todos os tipos de drogas, mas que tem o desejo de mudar de vida. A primeira Fazenda no Brasil, que tem como seio espiritual a Igreja Católica, fica localizada em Guaratinguetá no interior de São Paulo.
Fazenda Esperança no Amazonas e o Mundo – A Fazenda da Esperança conta com mais de 160 unidades distribuídas em 24 países, contando com 12 unidades no Amazonas.
O evento contou com a presença de parlamentares, do Bispo Auxiliar Emérito de Manaus, Dom Mário Pasqualotto, que iniciou a Fazenda Esperança em Manaus, e o padre Vinicius Esch Gouvea, coordenador da instituição na região Norte, representantes da Comunidade Sementes do Verbo, membros da Fazenda Esperança e convidados.
Texto: Leonardo Dias – Assessoria de Comunicação do vereadorFoto: Renan Pinheiro – Assessoria de Comunicação do vereador
Em 2001 iniciou-se a Fazenda da Esperança na capital amazonense, e ao longo desses 22 anos, em outras cidades do interior do Estado, com duas novas Fazendas recém-inauguradas, sendo uma na Região do Alto Solimões, no município de São Paulo de Olivença e a outra no município de Lábrea. Atualmente, as Fazendas no Amazonas acolhem 500 pessoas e em todos esses anos mais de 30 mil pessoas já se recuperaram nas unidades.