De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a ordenação do monsenhor Zenildo é um ganho para a Igreja de Manaus.Nesta quarta-feira (15/11), o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Podemos), representou a Câmara Municipal de Manaus (CMM) na ordenação do Monsenhor Zenildo Lima, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus. A celebração, que foi presidida pelo Arcebispo de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner, ocorreu no Studio 5 Centro de Convenções, na conclusão do 5º Congresso Missionário Nacional.
A nomeação do agora Bispo Auxiliar de Manaus, Dom Zenildo Lima, ocorreu após uma solicitação do arcebispo Dom Leonardo Steiner, que pediu mais um bispo para lhe auxiliar na Cúria Metropolitana. A nomeação feita pelo Papa Francisco ocorreu no mês de setembro deste ano.
“Como vereador e católico, fico extremamente feliz com a nomeação e ordenação do monsenhor Zenildo, este sacerdote da terra, manauara, que conhece muito bem a dinâmica dos fiéis da cidade, seja no centro, nas periferias, ou na área rural. Certamente é um ganho para todos nós e fará um grande pastoreio, apoiando o nosso Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner. Que Deus o ilumine neste novo desafio”, pontuou Dr. Daniel.
Novo Bispo – O novo Bispo Auxiliar Dom Zenildo Lima, nasceu em 14 de outubro de 1968 em Manaus, sendo o sexto filho de uma família de dez irmãos. O jovem Zenildo cresceu no bairro Morro da Liberdade, ingressando no seminário Diocesano da cidade, em 18 de fevereiro de 1989.
Além do Cardeal, a celebração contou a presença de membros do clero de Manaus e de diferentes partes do Amazonas e do Brasil, além de agentes de pastorais, serviços, movimentos e fiéis dos vários bairros da capital amazonense que vieram em grande número, lotando o evento.
Dom Zenildo é mestre em Teologia, com especialização em Teologia Dogmática, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1998-2000). Sua dissertação tratou sobre a “Dimensão Eclesial do Ministério Presbiteral”. O mestrado foi reconhecido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Atualmente, o sacerdote atua como reitor do Seminário Arquidiocesano São José e, é um dos vice-presidentes da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama). Dom Zenildo foi ordenado sacerdote no dia 4 de agosto de 1996.
Texto: Leonardo Dias – Assessoria de Comunicação do vereadorFoto: Geândria Nogueira – Assessoria de Comunicação do vereador
São 27 anos de vida presbiteral, conhecendo a realidade amazônica, assumindo várias funções e missões, participando de inúmeros encontros que contribuíram e contribuem de forma significativa na caminhada da Igreja Católica de Manaus.
The post Dr. Daniel representa CMM em ordenação de monsenhor Zenildo Lima como Bispo Auxiliar de Manaus appeared first on Câmara Municipal de Manaus.