O vereador Jander Lobato (PP) destacou que o fomento da cultura e da produção da pitaya colabora para o desenvolvimento da agricultura na capital. A declaração ocorreu, nesta quarta-feira (22/03), durante a entrega da fruta, adubo e calcário para produtores rurais do ramal Rio Branquinho, quilômetro 67, BR-174, e comunidade São Francisco do Caramuri, quilômetro 134 da AM-010.
A ação teve a presença do prefeito David Almeida e faz parte do programa “Manaus+Agro”, que tem apoio da Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio de emendas parlamentares que, até o fim do ano de 2023, vão atender aproximadamente cem produtores rurais. O objetivo é promover a oferta da fruta para o atendimento da demanda local e futuras exportações.
“Essa questão de mandarmos emendas para a secretaria é uma obrigação. Não adianta só visitar os ramais e conversar com os agricultores, têm de ter investimento porque garante qualidade de vida e renda para as famílias dos agricultores. Sei o quanto é desafiador para plantar e escoar os produtos. Isso me alegra porque é mais desenvolvimento para nossa produção rural porque vamos dar um passo importante para futura exportação da fruta”, afirmou o vereador, que é suplente da Comissão de Agricultura e Política Rural da CMM.
A pitaya vem ganhando cada vez mais espaço no mercado local, devido às condições naturais, como calor e chuvas típicas da região, que favorecem o cultivo. A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), além de fomentar com as mudas e adubos, irá ajudar na prática do cultivo da fruta, os agricultores farão cursos para adquirir técnica e conhecimento para, futuramente, terem condições de exportação da fruta.
Fotos: Patrícia Marques