No dia 15/02 (quarta-feira), Alfaia visitou a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, unidade administrativa da Secretaria de Educação Municipal (SEMED), para conhecer a estrutura da repartição pública, além de desenvolver um diálogo com os servidores sobre as condições já existentes, e também sugerir políticas mais específicas para a zona Rural.O vereador Eduardo Alfaia (PMN), vice-presidente das Comissão de Agricultura e Política Rural (COMAGRI) e Frente Parlamentar em Defesa da Zona Rural Rodoviária e Ribeirinha (FRENDERURAL), e atual integrante da Comissão de Educação (COMEDU) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), esteve nesta semana cumprindo a sua agenda parlamentar, no que diz respeito a sua delegação.
O parlamentar construiu na área rural o seu reduto eleitoral, e vem buscando desde o início do seu mandato investimentos de diversos setores, como a Prefeitura de Manaus, e dos governos federal e estadual, e tem tido êxito na promoção de infraestrutura dos ramais e estradas vicinais, insumos para a produção animal, valorização de feiras e mercados, e vem buscando junto a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) o apoio necessário para a implementação do Centro de Educação Tecnológica (CETAM) nas extensões agrícolas.
“A educação na zona rural merece um tratamento diferenciado. A localidade mais afastada do Centro de Manaus dificulta o acesso às escolas, e outras ferramentas como internet de qualidade, por exemplo. Por isso, quero trazer a experiência que já temos e todo o aparato parlamentar que adquirimos no primeiro biênio da legislatura, para conciliar com a nossa função, agora na Comissão de educação”, expressou Alfaia.
“A prefeitura de David Almeida tem tido um olhar integral para as necessidades da população, com estes geradores traremos energia elétrica não somente para as escolas, mas também para as comunidades que também terão acesso a estes maquinários”, contribuiu o vereador.
Incontinenti no dia 16/02 (quinta-feira), Eduardo esteve presente em um porto de Cacau Pirera, acompanhando a secretária titular da SEMED, Dulce Almeida e sua equipe, para a entrega de mais de 11 geradores de energia elétrica às escolas municipais das comunidades ribeirinhas ali presentes.
Eduardo Alfaia ainda firmou o compromisso de expandir as ações da FRENDERURAL para além dos tópicos, produção e renda, todavia, a peleja para que sejam levados em consideração pelo poder público as questões de saúde, educação e qualidade de vida dos moradores dessa zona.