Texto enviado pela docente Nikeila Conde (FAO/Ufam) Edição: Juscelino Simões (Ascom/Ufam) Revisão: Rozana Barbosa Fotos: enviadas pela professora Nikeila Conde
A conquista foi comemorada pela direção e docentes da Faculdade de Odontologia como resultado do esforço das alunas em buscar seus objetivos de formação continuada, mas também como resultado e reflexo da formação das mesmas no curso de graduação em Odontologia da Ufam.
Ana Beatriz Pires e Maria de Lourdes Bisneta, egressas da Faculdade de Odontologia no ano de 2023, foram aprovadas na seleção do curso de Residência em Odontologia Hospitalar, subárea Disfunção Temporomandibular (2 vagas) e Pacientes Especiais (6 vagas), respectivamente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). A primeira fase da seleção ocorreu no mês de setembro, presencialmente, já a segunda fase consistiu na análise de currículo.
O curso ofertado pela Universidade de São Paulo é uma referência para a área de Odontologia Hospitalar no Brasil e possui critérios rígidos de seleção, consistindo em provas objetivas, discursivas e currículo.
As ex-alunas tiveram oportunidade, ao longo da graduação, de desenvolver atividades complementares como monitoria, iniciação científica, ligas acadêmicas, apresentações orais, participações em congressos, estágios extracurriculares e atividades de extensão as quais preparam o currículo das mesmas para a seleção.
“Nossas egressas receberam aprovação em 1º lugar (Ana Beatriz Pires) e em 4º lugar (Maria de Lourdes Bisneta), em seus respectivos processos seletivos, o que garantiu a elas o ingresso no curso de Residência em Odontologia Hospitalar com início em março de 2024”, destacou a docente da Faculdade de Odontologia da Ufam, Nikeila Chacon de Oliveira Conde.