A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promoveu uma manhã de serviços às pessoas com deficiências e seus familiares, na sede do Instituto Amigo Anjo, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. A ação foi solicitada pelo instituto, que atende pessoas com espectro autista, TDAH, síndrome de down e paralisia cerebral.
Serviços foram ofertados em parceria com o Cetam
A Sejusc viabilizou os atendimentos e também levou a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) ao local, como explica a secretária da pasta, Jussara Pedrosa.
Os serviços foram ofertados em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que fez esmaltação de unhas, trançados, corte de cabelo e design de sobrancelhas nos assistidos e seus familiares.
Fabiana Braga, presidente do Instituto Amigo Anjo, conta que o espaço foi aberto há quatro anos e atende 62 crianças, semanalmente, com as terapias psicopedagógicas e fonoaudiologia. Esta é a primeira ação do ano e tem apoio integral da Sejusc, por meio da Secretaria de Executiva de Direitos Humanos (SEDH).
FOTO: Lincoln Ferreira/Sejusc“O Governo do Amazonas tem o compromisso de promover cidadania a todos e as ações, como estas aqui, são necessárias para levar o serviço público, que é um direito deles, para mais próximo de suas moradias. Sabemos que cuidar de pessoas com deficiências exige muita disponibilidade, então ficamos satisfeitas em poder promover essa proximidade e cuidado”, frisa a secretária.
“A Sejusc vem com toda sua equipe para atender na sede da instituição, pois o autismo é uma doença que não tem cara, e as mães passavam por vários constrangimentos, como andar com pastas de documentos, laudos, blusa azul para identificar que a criança é autista, e a gente sabe a dificuldade que eles têm em esperar, e hoje é um grande avanço ter a Ciptea, então a gente fica muito feliz em trazer essa ação para os autistas e os PcDs”, reforçou a presidente.