Em alusão ao Dia do Motociclista, comemorado na quinta-feira (27/07), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) entregou, na manhã desta sexta-feira (28/07), na sede da instituição, localizada na avenida Mário Ypiranga, bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, 56 kits de segurança a mototaxistas e motofretistas inscritos no projeto “Motociclista Legal”.
Além dos kits de segurança, compostos por capacetes – para o condutor e o passageiro – e colete, os profissionais receberam certificados dos cursos de especialização e atualização ofertados pelo Detran Amazonas com isenção de taxas.
O mototaxista Adalton Oliveira, 63, foi um dos beneficiados. Ele concluiu o curso de especialização, e agora está regularizado para exercer a profissão. Segundo ele, essa certificação é importante para que possa trabalhar de forma legalizada.
“Agora, os passageiros terão mais confiança no nosso trabalho, já que estamos regularizados e com os equipamentos corretos. Isso traz mais segurança para nós e para os nossos passageiros”, disse.
Aprovado pela Lei nº 5.688, de 2021, o projeto “Motociclista Legal” isenta do pagamento das taxas relativas aos cursos obrigatórios do Detran-AM, para o exercício das profissões de mototaxista e motofretista, além de fornecer gratuitamente kits coletes e capacete aos beneficiados. No Amazonas, mais de 10 mil profissionais foram contemplados.
Navat
Ainda na oportunidade, a equipe do Núcleo de Assistência às Vítimas de Trânsito do Detran-AM (Navat) orientou os motociclistas presentes sobre as atividades desempenhadas pelo setor.
Segundo a responsável técnica do Navat, Vera Queiroz, a principal função do núcleo é orientar e acompanhar as vítimas de acidentes de trânsito e suas famílias com relação aos seus direitos – em especial o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).
“A equipe do Navat está à disposição dos profissionais e seus passageiros para orientá-los sobre todo o processo em relação a acidentes de trânsito. Esse é um compromisso firmado pela gestão do Detran Amazonas com os trabalhadores e a população do Amazonas”, reforçou ela.