Por Márcia Grana
A obra “História da Física no Recife” tem prefácio escrito pela atual ministra
A obra recém-lançada “História da Física no Recife”, que tem entre seus autores o professor do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas, Wanderley Vitorino, foi citada durante o discurso de posse da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
Equipe Ascom Ufam
Durante seu pronunciamento, a Ministra, que redigiu o prefácio da obra, ressaltou que a ciência precisa estar a serviço do povo. “É com muita honra que recebi do presidente Luís Inácio Lula da Silva a missão de cuidar da ciência brasileira e vou trabalhar incansavelmente para que a ciência, a tecnologia e a inovação sejam os pilares do desenvolvimento nacional. O tempo é de afirmação da ciência e não de sua negação. Como destaquei no prefácio do livro ‘A história da Física no Recife’, por ocasião dos 50 anos do trabalho do Departamento de Física da UFPE, o conhecimento é a chave da nossa liberdade, pois possibilita empregos de melhor qualidade, com maior remuneração, amplia oportunidades, é fator da redução de desigualdades, além de garantir mais autonomia para o país. A ciência precisa estar a serviço do povo, pois é o nosso povo que mais precisa das políticas públicas e da ação do estado”, discursou a ministra. O livro pode ser adquirido no site da editora CEPE.
Ciência a serviço do povo
Diálogo com os pares
Luciana Santos é a primeira mulher a ocupar o cargo de Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Durante a solenidade, ela também destacou o lançamento de uma nova estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação para enfrentar e superar os grandes desafios do país e a retomada da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, que considera o principal instrumento para fortalecer o diálogo com a academia e com o setor empresarial.
Feliz com a citação da obra de sua autoria, o professor adjunto do Departamento de Física da Ufam, Wanderley Vitorino, na foto à esquerda (crédito de Adaíra Sene) afirma que a citação do livro pela ministra demonstra que a atuação dela à frente do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação será marcada pelo diálogo com seus pares, que são pesquisadores e cientistas. “Recebi com muita alegria a citação do livro. Quando ela redigiu o prefácio, ela era vice-governadora de Pernambuco. Embora o livro tenha sido pensado para comemorar os 50 anos do Departamento de Física da UFPE, um centro de excelência nacional e internacional, citado até pelo comitê do Prêmio Nobel em 2021, avançamos para as pesquisas em Física desenvolvidas em todo o Estado de Pernambuco e depois ampliamos para o Brasil inteiro. O livro teria condição de avançar facilmente para mais de 500 páginas”, comentou o professor Vitorino, que também é autor da obra “Costa Ribeiro – ensino, pesquisa e desenvolvimento da física no Brasil”, que pode ser adquirida no site da Livraria da Física.