De acordo com o vereador, a Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) atualizou o cadastro imobiliário da cidade por meio de imagens de drone, o que resultou em aumento no valor do IPTU, sem que o assunto passasse pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).O vereador William Alemão (Cidadania) participou de uma entrevista para o programa Fiscaliza Geral, da Rede Onda Digital, nesta quinta-feira (09/03), com a apresentação dos jornalistas Alex Braga e Ananda Chamma, onde o parlamentar destacou as denúncias que vem recebendo sobre aumento no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na cidade de Manaus.
Alemão explicou que recebeu denúncias de aumento acima de 5,97% e que a população não recebeu nenhum aviso prévio sobre o reajuste. O vereador também destacou que, historicamente, o IPTU não aumenta na mesma proporção do Imposto de Renda (IR) e que não há certeza se o pagamento desse valor resultará em benefícios para a população.
Segundo informações da prefeitura, foram atualizados 345 mil cadastros de imóveis em 2022, sendo que a última atualização havia sido em 2012.
“A população não pode apenas ficar com o ônus de tais atitudes, pois é necessário que sejam feitos esclarecimentos vindos da prefeitura que justifiquem esses valores diferentes do ano passado, por exemplo, em imóveis que sequer passaram por reformas”, questiona o vereador Alemão.
O vereador ressaltou que é necessário que haja mais transparência e que a população seja informada sobre os critérios utilizados pela prefeitura para o reajuste do IPTU, defendendo a realização, de uma audiência pública para discutir a questão e sugeriu que o aumento fosse feito gradativamente para não prejudicar os contribuintes.
O parlamentar afirma que enviará junto com os demais parlamentares da Câmara Municipal de Manaus, uma convocação para solicitar esclarecimentos à Secretaria Municipal de Finanças (SEMEF) sobre o aumento no IPTU. O objetivo é que seja apresentado um acordo para que a população seja beneficiada de forma justa e transparente.
Além disso, Alemão destacou a importância da Câmara Municipal de Manaus para resolver questões como essa de forma mais ágil e efetiva. Ele afirmou que muitas dessas questões são herdadas de administrações anteriores e que é necessário que haja mais celeridade dentro da CMM para solucioná-las.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador