Para a escolha da canção foi realizado um concurso, aberto ao público em geral, para selecionar a melhor letra de acordo com o regulamento estabelecido no edital. De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, entre os critérios estava a importância de contar a história, missão e principais realizações do CBMAM ao longo 147 anos de existência.
Apresentação oficial da canção aconteceu em solenidade de formatura geral das tropas da capital. (Foto: Roberto Carlos/Secom)Com 147 anos de existência, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) lançou, na noite desta quinta-feira (31/08), a Canção Oficial da corporação no estado, enaltecendo a história e o trabalho árduo realizado pelos bombeiros. A solenidade aconteceu com a formatura geral das tropas da capital, no Comando Geral do CBMAM, na avenida Codajás, bairro Petrópolis, zona sul da capital.
Na solenidade de lançamento, também participaram coronel Klinger Paiva, comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas; coronel Clóvis, representando a Defesa Civil do Amazonas, além das autoridades do Corpo de Bombeiros e ex-comandantes da corporação.
“Hoje é um dia muito especial para o Corpo de Bombeiros. Nos reunimos, tivemos essa ideia para lançar uma canção que representasse os princípios e valores da corporação. Então em maio, nós estruturamos uma comissão, que é profunda conhecedora da temática de canções, e houve um concurso público. Mais de 10 composições foram apresentadas, passaram por uma seleção e um desses projetos saiu vencedor”, disse coronel Orleilso Muniz.
“Essa é uma canção que representa muito o Corpo de Bombeiros, fala dos nossos princípios e valores, nossa trajetória ao longo do tempo e nós temos 147 anos e já estava na hora de termos uma canção que de fato representasse o brilhantismo e a presença dos bombeiros em todo o estado do Amazonas”, enfatizou o comandante-geral.
No desenvolvimento da melodia, o CBMAM contou com a participação fundamental das Bandas de Música da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e do Comando Militar da Amazônia (CMA) e músicos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Tradicional. Os militares participaram dos ensaios coordenados pelo tenente coronel do Corpo de Bombeiros Ferreira, representante da comissão técnica.
“Foi bastante interessante quando olhamos o edital e começamos a ver a história, todos os valores da corporação e isso realmente foi um fator motivador para fazer essa canção e fazer parte da história do CBMAM, que é uma corporação extremamente necessária, vital no nosso estado. Então é uma imensa satisfação fazer parte, deixar essa marquinha para as gerações que cantarão a canção”, disse Débora Xavier.
Premiação
Conforme previsto em edital, a vencedora do concurso para a escolha da Canção do CBMAM, Débora Xavier, recebeu, durante a solenidade, a premiação de R$ 500 e falou sobre a emoção de fazer parte da construção desse novo passo na história da corporação.
Confira a canção completa acessando o link https://www.cbm.am.gov.br/cbmam/noticias/ver/cancao-do-cbmam.
Além disso, também foram entregues os diplomas de participação na construção da melodia para o grupo das bandas e comissão técnica da canção.