A unidade de ensino, gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), já desenvolve um projeto cultural com estudantes, chamado “Cinema de Escola”, e inclusive ficou em 3º lugar, na 14ª edição do Festival Internacional de Cinema MacacuCine. Participaram da atividade, no auditório da escola, cerca de 200 alunos.Com o intuito de fortalecer a criatividade dos estudantes, a escola municipal Professor Raimundo Lúcio Almeida, da Prefeitura de Manaus, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte da cidade, recebeu uma roda de conversa sobre a vivência no teatro, no cinema e na televisão, nesta quarta-feira, 5/4, com a atriz amazonense Rosa Malagueta, que possui mais de 30 anos de carreira.Para Rosa Malagueta, falar da experiência dela é muito importante, pois a arte não tem lugar definido, pode ser feita em qualquer ambiente, sendo necessária apenas a motivação.
De acordo com a gestora, Erleane Ferreira, esses projetos e ações na área da cultura dão um ganho no processo de aprendizagem. “Hoje a gente está aqui com a atriz Rosa Malagueta fazendo uma roda de conversa com os alunos, para falar da experiência dela, para interagir, para ver o quão importante é esse universo também para a educação”, completou.
E o exemplo da atriz conseguiu alcançar os estudantes da unidade, como conta Monik Gabriely, 15, do 8º ano. Ela nunca imaginou conhecer uma atriz tão talentosa, muito menos que teria a oportunidade de conversar com a mesma. Por isso esse momento foi tão importante e especial.
“O teatro não começou no meio dos ricos, no meio da elite não, o teatro começou no meio do povo. Então, é muito importante para um artista estar aqui conhecendo essa comunidade, essa escola, além de ver um projeto que já rendeu frutos”, acrescentou.
— — —
“Foi muito emocionante e muito divertido, ela é muito expressiva, alegre, deixando o clima descontraído. Mesmo sendo a primeira vez que eu a vi, ela foi tão acolhedora comigo, tirou foto, me respondeu com o maior carinho e para mim foi uma grande honra”, finalizou a aluna.
Fotos – Eliton Santos / Semed
Texto – Alexandre Abreu / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAyFwo