Texto e foto enviado do projeto
A primeira edição deste projeto aconteceu em 2019 e neste ano apresenta uma proposta inovadora que é o planejamento e a aplicação de tarefas fundamentadas na abordagem Mentalidades Matemáticas que tem como base os estudos das professoras pesquisadoras Jo Boaler, Rachel Lotan e Elizabeth Cohen, todas da Universidade de Stanford, que reúnem referências dos campos da neurociência, da psicologia da educação e da educação matemática.
O projeto Escola de Matemática Básica é uma Atividade Curricular de Extensão e consiste na oferta de aulas de matemática para alunos da rede pública de ensino de Manaus com objetivo de criar um espaço para a prática como componente curricular dos discentes do curso de licenciatura em Matemática e contribuir para melhorar o desempenho escolar de estudantes das escolas públicas que apresentem dificuldades em matemática.
O público alvo são estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e alunos do 1º ano Ensino Médio. As aulas serão ministradas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática matutino e supervisionadas pelos coordenadores do projeto: professores Francisco Eteval da Silva Feitosa, Ana Acácia Pereira Valente e Yachiko Nascimento Wakiyama, todos do Departamento de Matemática da Ufam.
A abordagem Mentalidades Matemáticas é composta de estratégias para trabalhar a matemática de maneira conectada, dentro e fora da sala de aula, com incentivo à investigação matemática e suas diferentes possibilidades de resolução. Para isso, se apoia em atividades com piso baixo e teto alto, com propostas de conteúdos que ativam diferentes partes do cérebro, assim promovendo mais sinapses (junções entre a terminação de um neurônio e a membrana de outro neurônio). Uma das principais premissas do Mentalidades Matemáticas, construída com base na ciência, diz que todo mundo pode aprender matemática em altos níveis. O propósito é promovemos uma aprendizagem profunda e significativa, empoderando estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem, por meio de uma matemática mais aberta, criativa, visual e equitativa.
Calendário
As aulas acontecerão no Instituto de Ciências Exatas, setor Norte, do Campus da Ufam, no horário de 8h às 12h. O projeto atende exclusivamente estudantes de escolas públicas.
Formulário de Inscrição: https://forms.gle/yUuJJi9V4GktNYxs8
Período de inscrição: 15 a 30 de julho de 2023.
Matrícula: 12 de agosto, de 8h às 11h, no Centro de Convivência da Ufam, localizado no setor Norte.
Divulgação da 1ª Chamada: 2 de agosto de 2023.
Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Início das aulas: 19/08/2023.