A programação segue até quarta-feira, 19. De acordo com o gestor da unidade, Joarlison Garrido, essa atividade é um momento único para trabalhar a interdisciplinaridade, com o currículo pedagógico municipal e os costumes e tradições dos povos indígenas.Em comemoração ao mês dos “Povos Originários”, a escola municipal Indígena Piranga Pisasú, da Prefeitura de Manaus, iniciou nesta segunda-feira, 17/4, a segunda edição da Semana Baré, com o tema “Vivências e fortalecimento da ancestralidade cultural, educação, costumes, crenças, valores e tradições do povo Baré”. A escola, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), fica na comunidade Nova Esperança, no rio Negro, zona rural.
A responsável pela Gerência da Educação Escolar Indígena (GEEI) da Semed, Eneida Barbosa, participou da ação e falou da importância que a rede municipal de ensino trata a Educação Indígena, recebendo todo apoio do prefeito David Almeida, e da secretária da Semed, professora Dulce Almeida.
“O que nós estamos fazendo é agregar conhecimentos e isso promove a educação intercultural. Ele acompanha o currículo comum da Semed e também os valores e saberes do próprio povo. Nesse contexto, acabamos fazendo um turbo na educação, já que unimos dois conhecimentos”, explicou Joarlison.
Durante o evento, foram expostos trabalhos realizados pelos alunos de gastronomia, artesanato, grafismo, jogos indígenas e fotografias da comunidade.
“Esse é um movimento feito todos os anos em todas as escolas indígenas no mês em alusão aos povos originários e que recebe total apoio do prefeito David e da secretária Dulce, para que as tradições sejam fortalecidas em cada comunidade a cultura de cada povo”, destacou a gerente.
“Eu tenho muito orgulho da minha tradição, gostaria que todos conhecessem mais os nossos costumes. Aqui na escola eu aprendo muito e sei que isso nunca vai se perder”, comentou o estudante, Estevão Amazonas, 12, do 7º ano.
A unidade de ensino atende 65 alunos desde a educação infantil ao ensino fundamental, anos iniciais e finais. Para realizar a Semana Baré, os estudantes pesquisaram sobre as tradições de cada etnia. Os alunos realizaram um ritual de boas-vindas, no qual confeccionaram as próprias roupas, feita de fibra de Tawari.
Texto – Érica Marinho/ Semed
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAA93z
Fotos – Eliton Santos/ Semed