Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Escolas de samba do grupo de acesso A marcam a segunda noite de desfiles no Sambódromo
Amazonas

Escolas de samba do grupo de acesso A marcam a segunda noite de desfiles no Sambódromo

18 de fevereiro de 2023
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

FOTOS: Márcio James/Secretaria de Cultura e economia CriativaNa sexta-feira (17/02), segunda noite de desfiles no Centro de Convenções professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo de Manaus, as escolas de samba do grupo de acesso A apresentaram seus enredos de homenagens, histórias e cultura popular. A disputa pelo título de campeã motivou as agremiações a desfilarem com garra e, assim, conquistar a vaga para concorrer entre as Especiais, no próximo ano.

Por Agência Amazonas

As nove escolas do grupo de acesso A se apresentaram na sexta-feira (17/02}. Neste sábado (18/02), desfilam as oito agremiações do Grupo Especial de Manaus

Alas com 35 integrantes no mínimo; pelo menos 50 baianas; bateria com 50 ou mais ritmistas; comissão de frente formada por 15 integrantes. Exigências dispostas em regulamento, cumpridas na passarela. O secretário de Cultura e economia criativa, Marcos Apolo Muniz, destacou o preparo e a qualidade do trabalho apresentado pelas escolas.

O desfile das escolas de samba faz parte do pacote de ações do “Carnaval na Floresta”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa. As nove agremiações da noite de sexta-feira tiveram 50 minutos para desfilar, atendendo aos critérios para classificação.

FOTOS: Márcio James/Secretaria de Cultura e economia CriativaDesfile

“Este ano, a gente já disponibilizou um recurso maior que nos outros anos, compreendendo a necessidade de ampliar a capacidade das escolas, de investirem no seu Carnaval, o que amplia o número de pessoas atuando e influencia diretamente no resultado que é apresentado”, afirma o secretário.

A segunda escola da noite, Império do Havaí, levou à avenida o enredo “Marcelo Generoso de nome e coração”, de autoria de Chico da Silva, e entoado pelos integrantes distribuídos pelas 12 alas e pela bateria “Santo São Francisco de Assis”, devoto da família.

Abrindo a noite, a Mocidade Independente da Raiz, com o enredo “Noites do Oriente”, fez uma viagem aos contos do livro “As Mil e Uma Noites”, traduzidos por Charllita Mansour e, levados ao Sambódromo em forma de carnaval. A bateria “Ali Babá e os quarenta ladrões: O tesouro das montanhas das noites do Oriente” desfilou com 80 componentes. A escola com 11 alas e o carro alegórico “A morada dos contos de Sherazade: O Palácio do Rei Shariar” fez referência a uma das obras mais famosas da literatura do oriente.

O enredo “Marquinhos Dutam, boêmio maneiro, sambista verdadeiro e voto do santo guerreiro… mais um brasileiro”, defendido pela Acadêmicos da Cidade Alta, contou a história do sambista do bairro do Educandos, apaixonado também pelo Boi Bumbá Garantido, pela escola de samba carioca, Beija Flor e o time paulista Corinthians.

A Beija Flor do Norte clamou pelos orixás no enredo “Epahey Oyá”, que cita Iansã, símbolo da mulher guerreira. Contra a intolerância religiosa e em defesa da empatia e do respeito, a escola foi comandada pela bateria “Ogãs” com destaque para a comissão de frente, “Do Bambu sua Morada, Surge a Rainha Amada”.

A Presidente Vargas teceu homenagens ao município de Parintins com o enredo “Caprichando no presente, garantindo o futuro com as bênçãos da padroeira Parintins: Uma ilha sempre encantada”. A bateria “Ritmo do Festival – Batucada e Marujada”, teve à frente, as musas representadas pelas cunhãs-porangas do Boi Caprichoso e Garantido.

Nem a chuva apagou o brilho da Sem Compromisso, escola com 43 anos de estrada. O enredo “A Vida é uma Bella Arte”, fez uma homenagem à cantora e atriz amazonense Bella Queiroz. A bateria “Maestros da Arte Amazônica” e as 13 alas, dentre as quais de fãs e da velha guarda, coloriram a avenida de amarelo e preto.

A penúltima escola a desfilar, Tradição Leste, apresentou o enredo “Quer queira ou não carnaval é tradição”, uma ode ao Carnaval, da origem aos tempos atuais. Fantasias carnavalescas tradicionais se destacaram na festa colorida levada à passarela. Alas de marchinhas, confete e serpentinas, deram o nome à escola.

FOTOS: Márcio James/Secretaria de Cultura e economia CriativaO enredo “Bosquinho poeta – A estrela poética de um sonhador, hoje reina na Dragões do Império” exaltou a vida do empresário e poeta João Bosco Rocha. Além da literatura, o homenageado sustenta paixão pelo Boi Caprichoso, pela Portela e o Flamengo, que foram traduzidas nas 10 alas da agremiação.

Neste sábado (18/02), se apresentam as escolas de samba do grupo especial, no Sambódromo, com entrada gratuita. A primeira escola a entrar na avenida é a Vila da Barra, às 20h, e na sequência, se apresentam, Primos da ilha, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade, Aparecida, A Grande Família, Unidos do Alvorada e Vitória-Régia.

Diretamente da zona Leste, a Mocidade Independente do Coroado levou o enredo “Marcelo Ramos e as conversas com seu pai: A imersão que dinamiza uma vida de lutas e conquistas”. Militante político, escritor e professor Marcelo Ramos, foi o homenageado da escola da Coroa de Ouro, que fechou a noite no Sambódromo com 120 ritmistas na bateria se apresentando madrugada adentro.

Tags:Manausmancheteparintins
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?