A titular da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, visitou as escolas da capital. Nas unidades de ensino, ocorreram palestras, workshops, oficinas e rodas de conversa com o objetivo de proporcionar aos estudantes, docentes e a comunidade em geral o engajamento na construção de ações coletivas de superação, respeito, harmonia e cidadania.
Unidades de ensino, na capital e interior, se engajaram em atividades coletivas artísticas, culturais, esportivas e pedagógicas. (Foto: Divulgação/Euzivaldo Queiroz)No “Dia D” da campanha de “Cultura de Paz e Cidadania”, escolas da rede estadual de ensino se uniram em uma grande ação coletiva. Tanto na capital, quanto no interior, foram realizadas uma série de atividades pedagógicas voltadas às artes, cultura e esporte. Durante todo este dia 20 de abril, estão sendo realizadas atividades nas 617 escolas da rede.
“Nós estamos no dia voltado para a cultura de paz e, neste momento que o Brasil passa, mais do que nunca precisamos que este seja um dia de paz, diferente do que foi propagado. Hoje o que estamos fazendo na escola é cultuar a paz e o amor”, afirmou a secretária.
Junto aos estudantes, a secretária Kuka Chaves reforçou a proposta do evento, que visa fortalecer as ações socioeducativas já praticadas pela rede estadual. Segundo a secretária, a escola é um ambiente de segurança, de proteção, onde as crianças e adolescentes devem estar, mais do que nunca, protegidos.
“A Escola Estadual Ruy Araújo e as outras 34 unidades da CDE 1 estão promovendo atividades em prol da cultura da paz. Além das palestras, preparamos um questionário para os alunos, com mensagens que estimulam a harmonia e o respeito. São aproximadamente 16 mil alunos em nossas unidades de ensino”, comentou.
Na Escola Estadual Ruy Araújo, localizada no bairro da Cachoeirinha, zona sul de Manaus, a mobilização aconteceu por meio de exposições musicais e conversas em sala de aula. Representando a Coordenadoria Distrital de Educação 1 (CDE 1), o professor Adson Coelho destacou as ações nas escolas atendidas pela coordenadoria.
As atividades da campanha de “Cultura de Paz e Cidadania nas Escolas” integram as ações da Coordenação de Atenção Psicossocial Escolar (Capse) da Secretaria de Educação e Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar. Ao longo desta semana, a rede estadual fortaleceu a realização de um ciclo de palestras sobre o tema.
Trabalho contínuo
O Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise) acompanhou as ações e seguiu na atuação durante o “Dia D” pela “Cultura de Paz e Cidadania”. O coordenador do Nise, delegado Denis Pinho, ressaltou o trabalho da equipe.
Nise
Ato simbólico
“As ações do Nise são pioneiras e inéditas emç nível nacional. Os resultados demonstram o comprometimento dos servidores com a segurança escolar. Até o momento, não temos nenhuma ocorrência negativa envolvendo escolas e trabalhamos para que siga assim”, afirmou o delegado.
“Nós ficamos muito animados quando recebemos a notícia de que iríamos soltar os balões. A gente tem conversado sobre bullying, sobre respeito. Em muitos momentos nós só precisamos ser ouvidos, com carinho e compreensão e é isso que temos debatido aqui na escola”, ressaltou Victor Amorim, de 14 anos, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental.
O “Dia D” também foi marcado por um ato simbólico que emocionou os presentes na Escola Estadual de Tempo Integral Marquês de Santa Cruz, no bairro do São Raimundo, zona oeste de Manaus. Na ocasião, balões brancos foram soltos pelos alunos da unidade em alusão à paz.
“Hoje formalizamos esse estatuto, que foi produzido por dez salas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os próprios alunos pensaram nos dizeres, o que mostra o comprometimento deles com respeito ao próximo”, finalizou.
Outra iniciativa marcante foi a apresentação do “Estatuto da Paz” do colégio, criado pelos próprios estudantes. Com dez artigos, o documento promove a igualdade, o diálogo e a amizade. O gestor da unidade, Crisanto Damião, exaltou o projeto.