O político conta que o projeto completará três anos de existência, mas que a intenção foi de fazer inclusão social. “O nosso trabalho é não fazer distinção nem de meninos, meninas e daqueles que têm alguma limitação física. A inclusão serve, justamente, para poder conceder a oportunidade de igualdade e desenvolvimento. Diante desse ponto de vista, nós buscamos dar todo o suporte para cada uma delas”, explica.O vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Eduardo Assis (Avante), participou nesta terça-feira (01/02), da aula inaugural da escolinha de futebol ‘Revelando para o futuro’, no bairro Alvorada 2. A escolinha é um projeto social que também tem incluído desde o início da sua formação crianças e jovens que são Pessoas com Deficiência (PcD), especialmente, com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para a mãe de Nikolas, que tem autismo, o trabalho da escolinha tem ajudado o menino de sete anos de idade não apenas a socializar, mas desenvolver suas habilidades na coordenação motora. “Estamos há dois anos nesse projeto e, que vem sendo de grande benefício e acolhimento para o meu filho, porque antes ele não socializava, não participava de nada e hoje ele participa, vai para campeonatos, tem se destacado na escola”, disse.
‘Revelando para o futuro’ atende cerca de 700 crianças em seis núcleos espalhados pela cidade de Manaus. No bairro do Alvorada 2, são 180 crianças e jovens participando sob os cuidados de professores especializados.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador
A escolinha conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar na presença de profissionais de fonoaudiólogo e educador físico, que realizam um trabalho específico como processo de comportamento, a exemplo de se comunicar melhor e coordenação motora, através dos jogos e orientações ministradas.