Estudantes do curso de Direito participaram, no dia 10 de outubro, do julgamento de processos trabalhistas ocorridos no Tribunal Regional do Trabalho (TRT11), 1ª Turma, presidida pela desembargadora Solange Maria Santiago Morais. Por meio da atividade, os alunos puderam aliar a teoria e à prática e, assim, aperfeiçoar a formação recebida.
A desembargadora presidente da turma, Solange Santiago, ao final da sessão, agradeceu a visita dos estudantes da Ufam e renovou o convite para outras oportunidades. “Venham sempre que quiserem e puderem. Para o TRT11, é um prazer contribuir com a formação de novos, futuros operadores do Direito”, registrou.
Ao todo, 31 discentes da disciplina direito processual do trabalho, ministrada pelo professor Valmir César Pozzetti, estiveram no TRT11. O docente agradeceu ao TRT11 pela oportunidade dada aos estudantes de poderem ver na prática o que veem na teoria, em suas aulas, consolidando assim, a aprendizagem da teoria e da prática processual. “A visita ao TRT11 foi extremamente elucidativa para que os alunos pudessem desmistificar conceitos errôneos e compreender que nessa fase, a sustentação oral, pelos advogados presentes, declamando teses e argumentos fático-jurídicos na defesa do cliente perante um órgão colegiado, pode mudar os rumos das decisões que eram apenas escritas, frias com o texto da lei e que, com a sustentação oral tomam vida e caracterizam-se pelo aspecto ‘humano’”, expôs.
José Segadilha esteve presente à atividade e relata todo o aprendizado adquirido com a experiência. “Foi excelente. Fiquei inspirado pela destreza e pela didática com a qual os magistrados, e, também, o procurador do trabalho que atua junto à 1ª Turma, transmitiram as informações a nós, acadêmicos – eles fizeram questão de, a todo instante, esclarecer todos os pontos que envolviam a sessão de julgamento, tornando-a compreensível para aqueles que nunca tinham tido essa experiência. Fiquei igualmente admirado com a polidez e assertividade dos advogados em suas respectivas sustentações. O ambiente foi realmente acolhedor e de muito aprendizado”, comentou o estudante. “Direito material e processual do trabalho são duas das minhas matérias favoritas da graduação. Acredito que minha atuação profissional englobará a área trabalhista”, disse.