Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas apresenta estimativas de desmatamento e vulnerabilidade de terras no Médio Solimões
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas apresenta estimativas de desmatamento e vulnerabilidade de terras no Médio Solimões

15 de março de 2023
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Pesquisadores utilizaram um Sistema de Informação Geográfica (SIG) para produzir modelos com estimativas futuras do desmatamento e da vulnerabilidade da paisagem em bacias hidrográficas localizadas nos municípios de Tefé e Alvarães. O estudo recebeu apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio a Pós-Doutores – Prodoc/Fapeam.

O projeto fomentado pela Fapeam considerou diversas variáveis

De acordo com coordenador do estudo, João Cândido, o doutor em geografia e professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), uma das variáveis utilizadas para elaboração do mapeamento com cenários futuros são os dados já existentes sobre o desmatamento, nessa região, nos últimos anos.

O modelo considerou diversas variáveis, entre as quais, relevo, tipos de solo, altitude, precipitação de chuvas e declividade dos terrenos para mensurar possíveis cenários de mudanças do uso da terra e vulnerabilidade das paisagens para as próximas décadas.

Ferramenta científica

Segundo o pesquisador, os modelos são estimativas hipotéticas baseadas em dados observados e podem ser utilizados para compreender a evolução e as consequências do desmatamento nessas regiões e, com isso, direcionar políticas públicas que visam combater a degradação ambiental na Amazônia e promover o uso racional da terra.

“É possível verificar as mudanças do uso da terra em um determinado período, então analisamos de 2010 a 2021 para observar o que foi desmatado nesse período. A partir disso consideramos outras variáveis, e implementamos no modelo o que é chamado de peso de evidencias, para analisar a relação de cada uma dessas variáveis com o desmatamento”, explicou.

O modelo de cenários futuros foi realizado com o auxílio do software Dinâmica EGO, desenvolvido pelo Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), parceira do projeto.

Os dois locais analisados no estudo foram a Bacia Hidrográfica do Igarapé Agrovila, no município de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), e a Bacia Hidrográfica do Igarapé Jarauá, em Alvarães (a 531 quilômetros da capital), ambas na região do Médio Solimões.

João Cândido acrescenta ainda que não é somente o desmatamento que PODE comprometer a vulnerabilidade da paisagem nas bacias hidrográficas analisadas, mas a sua associação aos elementos naturais e processos dinâmicos da natureza. Vale destacar que os dados gerados pelo modelo são baseados em tendências e estão sujeitos a alterações.

“A importância desses modelos é justamente para repensar alguns tipos de uso da terra, e demonstrar como algumas áreas podem ser melhor aproveitadas para determinados tipos de uso, e outras serem prioritariamente preservadas por conta do grau de vulnerabilidade observado”, destacou.

Prodoc

Equipe

O estudo, denominado “Mudanças do uso da terra e vulnerabilidade das paisagens em bacias hidrográficas na região do Médio Solimões – AM”, envolveu quatro pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-graduação em geografia da UFAM e da UFMG. Iniciado no ano passado, a pesquisa foi finalizada em janeiro de 2023.

O Programa de Apoio a Pós-Doutores – Prodoc/Fapeam concede bolsas de pós-doutorado no país e no exterior a interessados, residentes no estado do Amazonas, que desenvolvem projetos de pesquisa que contribuam significativamente para a ampliação da ciência, tecnologia e inovação em todas as áreas do conhecimento.

Tags:AlvarãesEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManausmanchetetefe
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?