Em seu discurso, a presidente destacou a importância do Dia Mundial do Rim e alertou sobre o crescimento de doenças renais na população brasileira.Na Sessão Plenária desta quarta-feira (22/03) o vereador Everton Assis (União Brasil) destacou a importância da participação da Dra. Karla Cristina Silva Petruccelli, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Amazonas, na Tribuna Popular à convite do vereador Marcelo Serafim (PSB).
Por sua vez, o vereador Everton Assis, parabenizou o vereador Marcelo Serafim pela propositura, assim como, agradeceu a presença da Dra. Karla Cristina Silva Petruccelli que traz para a discussão um assunto tão importante para a sociedade amazonense.
“As principais causas de doenças renais são o diabetes e hipertensão, que são doenças que deveriam ser tratadas nas unidades básicas de saúde. Todavia, esse atendimento não acontece e faz com o número de doenças renais aumente”, relatou a Dra. Karla Cristina Silva Petruccelli.
Um a cada dez brasileiros têm algum grau de problema renal. é necessário cuidar desse público que muitas das vezes não têm o atendimento especializado, o que acaba colocando em risco a vida dessas pessoas.
“Após a pandemia da covid-19 o número de casos de pessoas com problemas renais aumentou, perguntou a doutora como estão os convênios, como está o TFD (Tratamento Fora de Domicílio) para atender o público que precisa desse tipo de tratamento”, indagou o vereador.
A Dra. Karla Cristina Silva Petruccelli possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (1994). Realizou seu treinamento em Clínica Médica e Nefrologia no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba no período de 1995 a 1998. Estágio em Nefrologia no Charing Cross Hospital, em Londres/Inglaterra. Especialista em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (2002).
O Dia Mundial do Rim, comemorado toda segunda quinta-feira do mês de março, foi instituído com o objetivo de informar a população sobre as doenças renais, com foco na prevenção e na incorporação de práticas saudáveis. Segundo estimativa da Organização Internacional World Kidney Day, 10% da população mundial (850 milhões de pessoas) tem alguma doença renal crônica, que se não for tratada, pode ser fatal.
Texto e Foto: Ricardo Duarte – Assessoria de Comunicação do vereador