A exposição segue até o dia 30, e possui fotografias do projeto de educação ambiental Escola d’Água Brasil (Swarovski Water School), feitas pelo fotógrafo paulista Caio Palazzo, que produziu esse material em várias cidades do interior do Amazonas.Em uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), foi inaugurada a exposição “Gotas de Saberes, Rios de Mudanças”, nesta quarta-feira, 7/6, às 14h, no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Manauara Shopping, no Adrianópolis, zona Centro-Sul. A entrada é gratuita e a mostra faz um alerta à população sobre a poluição dos rios, principalmente por resíduos plásticos.
“Essa parceria nos anima e só vem fortalecer o trabalho de consciência ambiental que realizamos aqui. E, além da exposição das fotos, vão ser trabalhadas ações práticas com as crianças e até com alunos da Educação de Jovens e Adultos. Assim, eles ficam sensibilizados sobre a preservação e o cuidado com o meio ambiente”, explicou a coordenadora do Ecam, Mônica Dantas.
O projeto Escola d’Água é implementado pela FAS e atua em comunidades ribeirinhas e indígenas, ensinando uma metodologia sobre conservação dos recursos hídricos, principalmente com professores de escolas públicas. A partir das iniciativas, os professores ensinam temas relacionados ao cuidado com a água e os alunos envolvem as famílias e vizinhos para uma gestão mais saudável do recurso.
Segundo a superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunicação de Comunidades da FAS, Valcleia Solidade, a exposição é uma extensão do trabalho desenvolvido pelo órgão, tendo como foco a educação.
O primeiro dia da exposição contou com a participação de 12 alunos da escola municipal Ducenildes Santos Dias, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte. Na abertura, as crianças aprenderam um pouco sobre o contexto das comunidades ribeirinhas, biodiversidade, aspectos da região Norte e elementos da natureza de uma forma lúdica e pedagógica.
Para a aluna Andreza Maquiné, 11 anos, do 6° ano, o momento serviu para aprender sobre a região onde mora. “Fiquei encantada com as coisas que ouvi sobre as comunidades ribeirinhas. Não conhecia alguns elementos da natureza e soube hoje a importância da água para o planeta. Enfim, eu adorei”, disse Andreza.
“A FAS traz aqui um viés muito forte de educação ambiental, porque esse projeto tem como primícia estruturar escolas, melhorar escolas, fazer a gestão de resíduos sólidos, saneamento e água potável, mas especialmente, procura dar um protagonismo para adolescentes e jovens, de trabalhar a temática água. E isso faz parte deste projeto inserido dentro da escola. Então, trazer esta exposição para cá é também fazer com que a sociedade possa conhecer um pouquinho mais sobre o que a FAS desenvolve. Nós só temos a agradecer pelo espaço e por essa oportunidade”, destacou a superintendente.
— — —
Ainda no Ecam do Manauara Shopping, serão realizadas diversas atividades para estudantes e professores da rede pública municipal de ensino, incluindo as oficinas infantis “Brincando com os Pequenos Curupiras”, nos dias 7 e 20/6. Além disso, vai ter uma oficina para professores, no próximo dia 21, sobre saúde.
Fotos – Cleomir Santos / Semed
Texto – Emerson Santos / Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAGUBt