Texto enviado pelo professor Ewerton Helder Castro Edição: Juscelino Simões (Ascom/Ufam) Revisão: Rozana Barbosa Foto: Felipe Santiago
Foram ações em várias áreas de atendimento a essa parcela da comunidade: medicina (consulta médica), Odontologia (ações de saúde bucal), enfermagem (prevenção, mensuração de glicose e pressão arterial), fisioterapia (contratura muscular, questões posturais, dores lombares e torácicas), psicologia (atividades lúdicas – pintura, desenho com crianças, rodas de conversa com adolescentes, escuta de adultos e idosos).
A Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico – Existencial (Lapfe), do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (Labfen), da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas, coordenado pelo professor Ewerton Helder Bentes de Castro, e que contou com a parceria da Liga Acadêmica Saúde Coletiva (Laesc) da Fametro, realizou no último sábado, dia 16, uma ação solidária de natal com moradores de flutuantes (ribeirinhos) no bairro Mauazinho.
A ação contou com a participação de 28 ligantes da Lapfe; 15 ligantes Laesc; o coordenador da Lapfe, professor Ewerton Helder Castro, e a médica, Bárbara Rebouças Alencar.
Também foram realizadas uma Oficina de Biscuit com mulheres da comunidade para geração de renda (psicóloga instrutora), distribuição de cestas básicas para 85 famílias contendo não apenas gênero alimentício, mas kits de higiene feminina e kits de saúde bucal para crianças e adultos; orientação jurídica com advogada da Comissão de Direitos Humanos.
O projeto de extensão é a Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – Lapfe.
Os responsáveis pela ação foram Atália Maria Schaeken Silva – Ufam (Labfen); Janderson Costa Meira (Esbam); Larissa Sena (Esbam); Marcelo Frazão (Fametro). Os ligantes são da Esbam, Fametro, Uninorte, UniniltonLins e Ufam