Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > FEFF realizou Festival Paralímpico para comunidade
AmazonasEducação

FEFF realizou Festival Paralímpico para comunidade

22 de maio de 2023
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

O evento ocorreu na manhã de sábado, 20, na  Faculdade de educação física e Fisioterapia com grande participação  

Equipe Ascom

Por Juscelino Simões

Com o objetivo  de proporcionar aos participantes a inclusão, a vivência e a experiência nos esportes paralímpicos e aproximar a criança e adolescente com deficiência do esporte, a Faculdade de educação física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF/UFAM) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), promoveram o ‘Festival Paralímpico’ que reuniu mais de 200 crianças e jovens no sábado, 20, na FEFF.

A Faculdade de educação física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF/UFAM) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), promoveram no último sábado, dia 20, o ‘Festival Paralímpico’ que contou com a participação da comunidade. 

Os estudantes do Programa e das escolas especializadas participaram de sessões de aulas de educação física com tema voltado aos esportes Paralímpicos em convivência com estudantes que não possuem deficiência.

A abertura do evento ocorreu na quadra do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde), com a mesa de abertura formada pelo reitor da UFAM, Sylvio Puga, o diretor da Faculdade de educação física e Fisioterapia (FEFF), João Libardoni, da professora Giandra Anceski Bataglion, e o coordenador do centro de referência Paralímpico, projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro, Keegan Bezerra. 

O Festival Paralímpico é uma ação do Comitê Paralímpico Brasileiro, o maior evento paradesportivo de inclusão. O público-alvo são crianças deficientes e não deficientes, com idade entre 8 a 18 anos, praticantes ou não de esportes paralímpicos, vinculadas ou não a escolas, clubes, associações, institutos e centros de reabilitação.

“O Festival Paralímpico da FEFF já é um evento tradicional na nossa Instituição, trazendo a comunidade para dentro da FEFF numa festa que envolve jovens, crianças e adultos.Todos são acolhidos nesse importante projeto de extensão que é um projeto social. Estamos felizes em apoiar o Festival Paralímpico e tenho certeza que vai ser um sucesso. Parabenizo o diretor da FEFF e toda sua equipe pela realização do Festival”, destacou o reitor da UFAM, Sylvio Puga. 

Segundo Ione Coelho, mãe do Mateus Coelho, o filho tem melhorado o comportamento em razão da participação no Proamde e, pela primeira vez, no Festival. “É o primeiro ano que ele participa do Proamde e do Festival. Isso tem ajudado no comportamento dele. O meu filho não gostava de esperar, mas agora ele consegue ficar numa fila, por exemplo, sem reclamar. Todas as atividades realizadas têm influenciado no seu comportamento. A Universidade cumpre o papel de atender a comunidade e trazer benefícios”, destacou.

O diretor da FEFF, professor João Otacilio Libardoni dos Santos, ressaltou a importância do Festival para que a sociedade conheça as modalidades esportivas praticadas por esse público. “A FEFF/UFAM mais uma vez está sediando o Festival Paralímpico que é um momento importante para enaltecer o movimento Paralímpico e para que a sociedade conheça os esportes praticados. A Universidade tem responsabilidade com a sociedade de trazer esse movimento e fazer com que as pessoas possam conhecer e desenvolver o respeito à diversidade, as pessoas com deficiência. A Instituição tem o papel fundamental nesse processo porque é uma forma de democratizar o acesso a essas modalidades para a sociedade”, disse.  

              

O coordenador do centro de referência Paralímpico, projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro, Keegan Bezerra, ressaltou a importância das crianças  participarem do Festival. “O Comitê Paralímpico Brasileiro por meio do centro de referência Paralímpico e a FEFF/UFAM oferecem cinco modalidades paralímpicas para crianças, adolescentes e adultos com deficiência. As modalidades são oferecidas durante a semana e o Festival é a culminância. A pessoa com deficiência tem a mesma possibilidade que uma pessoa sem deficiência, basta dá oportunidade para que ela participe em conjunto e o esporte é o meio por onde isso PODE acontecer”, afirmou.  

       

                                

 

 

Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Amazonas avança em agenda de negociações bilaterais na COP30 para ampliar iniciativas ambientais

Por administrador
Amazonas

Hospital Delphina Aziz realiza mais três transplantes em um único dia

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura primeira etapa da nova AM-010 e destaca avanços sociais e econômicos para oito municípios

Por administrador
Amazonas

PC-AM apreende mais 23 quilos de drogas escondidas em um colchão e prende mulher em flagrante em Amaturá

Por administrador
Amazonas

Espetáculo ‘Rede de Memórias’ emociona público ao reviver tradições e afetos da cultura amazonense

Por administrador
Amazonas

Festival Amazonas de Música renasce após sete anos e celebra a força da criação autoral no estado

Por administrador
Amazonas

Mais de 40 escolas da rede estadual de ensino são premiadas pelo projeto ‘Juntos pela Vida’, do MPAM

Por administrador
Amazonas

Eeti Ribeiro da Cunha celebra 100 anos de história na educação amazonense

Por administrador
Amazonas

Arena Rosa e Azul: Sejusc promove ação de saúde para pessoas idosas na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

Trabalhos científicos de pesquisadores são premiados no término do 8 º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia

Por administrador
Amazonas

Dia Nacional de Combate à Tuberculose: infectologista do HPS Platão Araújo alerta para a importância do diagnóstico precoce

Por administrador
Amazonas

Em audiência pública, Amazonastur apresenta na Aleam contribuições a nova Lei Estadual de Turismo

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?