Por Agência Amazonas
Entre as especialidades dos médicos formados estão dermatologista, infectologista, pediatras e a nova especialização de neuropediatria
FOTO: Anne Alves/FVS-RCP
A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), formou a turma 2023 de médicos residentes nas especialidades de Dermatologia, Infectologia, pediatria e neuropediatria.
No total foram 10 novos médicos especialistas formados pela FMT-HVD. Ao mesmo tempo, a fundação recebe mais 11 médicos que irão começar agora o programa de residência.
Para o diretor-presidente da FMT-HVD, médico infectologista Marcus Guerra, a residência médica é uma oportunidade para os novos especialistas de absorver todo conhecimento possível.
“A residência é o título mais importante para o profissional de medicina exercer com competência o seu trabalho, proporcionando um bom atendimento aos pacientes que deles necessitam. Existem outros títulos de pós-graduação, mas que são complementares apenas para formação acadêmica científica. Porém, para o exercício da profissão, é exatamente a residência médica que dá essa qualificação e a certeza de que vamos trabalhar com muita competência na assistência médica”, afirmou.
A cerimônia de formatura aconteceu no auditório Wilson & Graça Alecrim, no Instituto de Pesquisa Clínicas Carlos Borborema (IPCCB).
Nova especialidade
O destaque fica para a primeira turma de neuropediatras formados no Amazonas. O novo programa busca suprir a carência de profissionais na área.
O coordenador da especialização destaca a carência de profissionais na área, apontando que o Amazonas tem hoje quatro profissionais na especialidade e precisaria de, no mínimo, 20.
“Aprovamos o curso de neurologia infantil há dois anos, e a primeira turma está concluindo agora. O Tropical coloca hoje dois residentes em neurologia infantil, e o Amazonas só tinha quatro profissionais. Portanto, o Tropical, em dois anos, está aumentando em 50% o número de neuropediatras no Amazonas. Neuropediatras formados aqui, sabendo das nossas dificuldades”, destacou Francisco Tussolini, coordenador da nova especialização.
Programa
A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação (curso de especialização), caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, com a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
Os Programas de Residência Médica desenvolvidos na FMT-HVD são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O PRM de Infectologia foi o primeiro programa criado pela FMT-HVD, em 1981, com o nome inicial de Doenças Infecciosas e Parasitárias.
Em 2007, foi criado o programa de Dermatologia, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. No ano de 2011, a CNRM concedeu o credenciamento em Medicina Tropical, quarto ano de Infectologia, com duração de um ano. Em 2013, foi concedido o credenciamento em Pediatria, com duração de dois anos e, em 2014, a CNRM concedeu o credenciamento em Hepatologia, com duração de dois anos.