O secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, destacou que a ação ocorreu de forma integrada para combater a criminalidade no Centro de Manaus.
As ações foram realizadas na área Central de Manaus, na quinta-feira. (Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc e Carlos Soares/SSP-AM)A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) de forma integrada com demais órgãos do Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) deflagrou, nesta quinta-feira (30/03), uma nova fase da Central Integrada de Fiscalização (CIF). Desta vez, as ações foram realizadas no Centro de Manaus, tendo como foco ações em prédios abandonados e locais de concentração de usuários de entorpecentes. Durante a ação, um foragido foi recapturado e duas crianças em situação de vulnerabilidade foram acolhidas.
Ao todo, seis localidades na área Central de Manaus foram fiscalizadas. Na Praça dos Remédios, agentes da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizaram abordagens a pessoas em situação de risco, dadas orientações e encaminhamentos para o Centro de Referência para população em situação de rua (Centro POP).
(Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc e Carlos Soares/SSP-AM)“Estamos aqui com os órgãos de Segurança Pública, a nossa Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e também, com outros órgãos do estado e da Prefeitura. O objetivo de hoje, atuar no Centro da cidade nas fiscalizações de prédios abandonados, pessoas que vivem nessas áreas e, também, irmos em locais de concentração de usuários de entorpecentes” informou Mansur.
“Nós tentamos fazer uma escuta, nós temos uma ficha, tentamos escutar essas pessoas, verificamos se já foram atendidas pela Rede, se têm interesse em sair dessa situação de rua. Muitas vezes elas se encontram em situação de extrema vulnerabilidade e tentamos dar os seguintes encaminhamentos para elas: às vezes direcionadas à saúde, abrigamento e a parte de documentação”, explicou Campezato.
Conforme a subsecretária da Sejusc, Gabriella Campezato, a instituição esteve atuando na CIF com três secretarias executivas para verificar a situação da população que estava vivendo em extrema vulnerabilidade.
Em um casarão abandonado, na Rua Quintino Bocaíuva, o Conselho Tutelar resgatou duas crianças em situação de abandono e risco social. As crianças foram levadas para o Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes (Saica), como Medida Protetiva.
Durante a CIF, um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo foi recapturado. O suspeito foi encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos cabíveis. Além disso, arma branca e um simulacro de arma de fogo foram apreendidos.
Efetivo
Participaram da CIF, servidores da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), policiais da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e Polícia Militar do Amazonas (PMAM); militares do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), Sejusc, Semasc, Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude Infracional (Jiji).