A equipe de engenharia da Seminf detectou que as ruas Rouxinol e Doutor José Lins são afetadas pelo transbordamento do igarapé do Aleixo, principalmente neste período chuvoso, em que o grande fluxo das águas, corroborado pelos lixos descartados de forma irregular na área, são um dos principais fatores para os alagamentos decorrentes no local.A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), inicia, neste domingo, 26/3, as obras emergenciais de desassoreamento no igarapé do Aleixo, localizado no bairro São José, zona Leste. O secretário de Obras, Renato Junior, vistoriou o andamento das obras e reuniu com moradores da área.
As equipes realizam a dragagem do igarapé e, na sequência, irão executar a implantação de rip-rap em um trecho do leito do igarapé. A área está sob ameaça de desbarrancamento, por isso, na próxima semana, será feita a recuperação de uma ponte em madeira que foi afetada pelas fortes chuvas na rua Doutor José Lins.
“Neste momento, é crucial a ajuda e conscientização de vocês, moradores, para evitar o descarte irregular de lixo dentro do igarapé. A gente vê aqui que tem muito lixo acumulado e quando a forte chuva ocorre são esses mesmos lixos que impedem a passagem correta das águas, obstruindo o igarapé que transborda e causa as alagações. Todos os dias, o caminhão coletor passa nessas ruas”, explica Renato Junior, em conversa com os moradores.
A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) vai iniciar os trabalhos de retirada do lixo e limpeza no igarapé, além de panfletagem e ações de conscientização sobre o descarte correto do lixo doméstico.
“A situação é difícil e de muita calamidade. Famílias que perderam tudo. É muito sofrimento, mas toda a equipe está aqui de pé para tentar diminuir os danos, conforme determina o nosso prefeito David Almeida”, complementa Renato Junior.
Texto – Rayana Coutinho/Seminf
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAxo5w
Fotos – Márcio Melo / Seminf