Uma força-tarefa atuou neste sábado, 25/3, para ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais com serviços de manutenção, limpeza e desobstrução de redes de drenagem da zona Leste da cidade. Cada vez mais fortes e intensas por conta do inverno amazônico, as chuvas colocam a cidade de Manaus em alerta constante para o risco de alagamentos. Frente a esse desafio, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha em ações preventivas para minimizar os impactos das chuvas.
Simultaneamente, outra frente atua na limpeza e desobstrução das caixas coletoras da alameda Cosme Ferreira, no bairro Zumbi. O fluxo intenso de veículos e pedestres na principal via da zona Leste apresenta um problema recorrente de descarte irregular de lixo em via pública. A Seminf realiza ações periódicas na área para coibir os alagamentos.
Na rua Barreirinha, bairro São José 2, as equipes do Distrito de Obras atuaram no rompimento de uma rede de drenagem, provocado pelo acúmulo de lixo na galeria subterrânea e, consequentemente, o desanelamento dos tubos.
“Possuímos uma agenda rotineira de limpeza e desobstrução das nossas tubulações, mas infelizmente é grande o número de lixo jogado pelas ruas e arrastados para dentro das tubulações em dias de chuva, provocando grandes problemas nas nossas redes de drenagens, além de formação de crateras, erosões e alagamentos. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, é intensificar nossas ações nesse período de inverno amazônico, para minimizar as ações provocadas pelas chuvas”, explica Pio Silva.
Segundo o responsável pelo Distrito de Obras da área, Pio Silva, o lixo continua sendo o grande vilão do escoamento correto das águas pluviais.
Limpeza e manutenção
Na rua Jasmim, no bairro Tancredo Neves, mais uma rede de drenagem profunda foi rompida pela obstrução de lixo nos tubos. As equipes da Seminf trabalham na substituição dos tubos danificados, por manilhas em concreto que garantirão o fluxo correto das águas das chuvas.
Além de avançar as obras para ampliar o escoamento das águas pluviais, a Prefeitura de Manaus investe em uma série de ações para a redução dos riscos de alagamentos e conta com a participação da população no que tange ao descarte correto de lixo.
Em fevereiro, 638 caixas coletoras foram desobstruídas em 182 vias da cidade de Manaus. Foram implantadas 3,3 quilômetros de novas redes de drenagem profunda, em 156 ruas da cidade.
A Semulsp conta, ainda, com o serviço de coleta agendada de grandes objetos, no WhatsApp, pelos números 98415-9563 e 98459-5618.
A prefeitura oferece uma série de serviços destinados à coleta correta dos resíduos, como o Disque-Limpeza da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), pelos telefones 98401-2542 e 98842-4738.
Texto – Valesca Martins / Seminf
— — —
Fotos – Márcio Melo / Seminf