Integraram a comitiva o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP), coronel Vinícius Almeida; o delegado-geral adjunto da Polícia Civil (PC-AM), Guilherme Torres; o comandante-geral da Polícia Militar (PMAM), coronel Klinger Paiva; o secretário Executivo Adjunto de Operações (Seaop), coronel Algenor Teixeira Filho; o diretor da PC-AM no interior, delegado Paulo Mavignier; e o comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI), coronel Alysson Araújo.
Serão realizadas diversas ações ostensivas e preventivas na cidade (Foto: Fernanda Teixeira /SSP-AM)A cúpula das Forças de Segurança do Amazonas visitou Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) para discutir e elaborar um plano de ação voltado para o combate à criminalidade no município. Durante dois dias, a comitiva realizou reuniões para traçar um diagnóstico do sistema atuante na cidade, para a tomada de medidas efetivas na área da Segurança Pública.
Durante a viagem, o grupo se reuniu com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), tenente-coronel Cavalcante; e com o delegado Caio Bruno, para verificar as necessidades dos efetivos locais e avaliar as taxas criminais do município.
O secretário da SSP, coronel Vinícius Almeida, disse que a visita teve a finalidade de buscar uma solução integrada para a redução do índice criminal registrado nos últimos meses em Tabatinga. “Neste momento é muito importante que todos estejamos unidos para buscar uma solução para a cidade. Viemos aqui para identificar os pontos críticos. Teremos ações muito intensas em breve”, afirmou ele.
O delegado Guilherme Torres apontou que a PC-AM irá avançar nos meios de identificação dos integrantes de organizações criminosas que atuam na região do Alto Solimões. “Viemos para ouvir e trazer soluções. Já alinhamos com todas as Forças de Segurança as ações estratégicas para o município e estamos confiantes que a parceria vai dar certo”, disse.
(Foto: Fernanda Teixeira/SSP-AM)O tema também foi discutido durante reunião com o subcomandante do Batalhão do Exército, coronel Hulk; e o delegado da Polícia Federal (PF), Francisco Gonçalves.
O coronel Klinger Paiva destacou que o 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Tabatinga conta atualmente com o reforço em seu policiamento devido à chegada da tropa que compõe a Operação Paz, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). “Estamos buscando, além do reforço de efetivo policial, integrar as ações de segurança com os órgãos responsáveis e ações de inteligência para alcançarmos melhores resultados de forma estratégica”, ressaltou.