FOTO: Ruth Jucá e Mônica Figueiredo/ADS e DivulgaçãoEntre os meses de dezembro a junho, as Feiras de Produtos Regionais realizadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), do Governo do Estado, são abastecidas com duas frutas exóticas: rambutan (ou rambutão) e pitaia (ou pitaya). Na região metropolitana, é comercializada mais de uma tonelada dos produtos, por semana. Com o período de safra no auge, devido às condições climáticas, os consumidores que adquirem os itens contribuem para a valorização dos produtores rurais do Amazonas e para a própria saúde, pois são alimentos ricos em propriedades nutricionais.
Por Agência Amazonas
O auge da safra de rambutan e pitaia vai até meados de junho, de acordo com as condições climáticas
As feiras da ADS em Manaus funcionam de terça-feira a domingo em nove locais na área urbana e uma feira na zona rural, além de 35 municípios do interior com uma grande variedade de produtos regionais, como frutas, legumes e hortaliças. Os alimentos saem da plantação dos agricultores e vão direto para a mesa dos amazonenses, sem a presença do intermediário, o que pode reduzir os custos.
Conforme o Chefe de Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros da ADS, Edson Luniere, os consumidores podem encontrar as frutas em todas as feiras da capital. “A safra da pitaia acontece principalmente de dezembro a abril e, no restante do ano, ela reduz a produção. No caso do rambutan, vai até meados de junho. Os produtores têm boa expectativa de vendas para essa época e o Governo auxilia disponibilizando os espaços para que eles comercializem seus produtos diretamente com os clientes”, disse.
Também presente nas bancas dos agricultores nas feiras da ADS, a pitaia, fruto com aparência exótica, apresenta um sabor suave e adocicado, além de propriedades benéficas à saúde humana. Apesar de ainda tímido, o consumo do fruto aumentou nos últimos anos. No Amazonas, a pitaia é produzida em abundância em projeto pioneiro em fazendas de Iranduba e Manacapuru.
Benefícios – O rambutan, é um fruto rico em cálcio e vitamina C, sendo considerado um excelente antioxidante. Conforme dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a fruta possui em sua composição 22 miligramas de cálcio por cada 100 gramas da fruta. A mesma quantidade também comporta 30 miligramas de fósforo, 2,5 miligramas de ferro, 0,1 miligramas de niacina, 108,6 miligramas de vitamina C (pouco superior à quantidade encontrada na laranja), além de apresentar baixo teor de gordura.
FOTOS: Ruth Jucá e Mônica Figueiredo/ADS e DivulgaçãoOnde encontrar: Todas as feiras da ADS disponibilizam a venda das duas frutas. Veja a lista e os dias, horários e locais de funcionamento em Manaus:
A nutricionista da ADS, Fabiana França, destaca que o rambutan e a pitaia são ricos em propriedades nutricionais, como a vitamina C, e agem como antioxidantes. “A pitaia é rica em licopeno e possui níveis altos de vitamina C, ajuda no sistema imunológico e possui substâncias antioxidantes que combatem, inclusive, as doenças crônicas degenerativas. O rambutan é fonte de cálcio, fósforo, ferro e vitaminas C e A. Ajuda também no envelhecimento precoce e combate os radicais livres”, conta a especialista.
Terças-feiras:• Das 14h às 19h, no Sumaúma Park Shopping (Cidade Nova)• Das 14h às19h no Manaus Plaza Shopping (Chapada)Quartas-feiras:• Das 15h às 19h, no estacionamento do Shopping Ponta NegraQuintas-feiras:• Das 14h às 19h, no Manaus Plaza Shopping (Chapada)• Das 14h às 19h, na praça de alimentação, na rua José Bonifácio (Dom Pedro)Sábados:• Das 5h às 11h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Bola da Suframa)• Das 5h às 11h, no Comando Geral da Polícia Militar (Petrópolis)• Das 5h às 11h, no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola (Cidade Nova)Sábado e domingo• Das 7h ao meio-dia, na Rodovia AM-010, Km 29 (sentido Rio Preto da Eva)Domingos:• Das 6h ao meio-dia, no Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, no estacionamento em frente ao anfiteatro.