Serão instaladas 240 câmeras, cobrindo todos os setores da instituição.FOTO: Laís Pompeu/FCecon e Divulgação/FCeconA Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está implantando um serviço de monitoramento eletrônico por câmeras no hospital. Até o momento, 100 câmeras já foram instaladas, abrangendo cerca de oito setores da unidade de saúde. O serviço é inédito na instituição para garantir maior segurança aos servidores, pacientes e ao patrimônio público.
Por Agência Amazonas
Inédito na instituição, o serviço abrangerá todo o hospital
“Esta é a primeira vez que a Fundação Cecon tem um serviço desta natureza. O hospital já teve câmeras em locais específicos, mas nunca havíamos coberto todos os setores. É um grande avanço na nossa instituição, garantindo maior segurança aos servidores, pacientes e ao patrimônio público”, disse o mastologista Gerson Mourão.
O processo de implantação iniciou no fim de 2022, com a instalação de câmeras de alta resolução, destaca o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão. Os primeiros setores a serem atendidos foram Centro Cirúrgico, Ambulatório, Almoxarifado e Farmácia.
Em toda a sua extensão, a Fundação possui quase 23 mil metros quadrados de área total, concentrando equipamentos modernos de Radioterapia, Imagem, Endoscopia e Centro Cirúrgico, além de manter estoque de materiais de saúde e medicamentos oncológicos, que necessitam de monitoramento integral.
Contrato
FOTO: Laís Pompeu/FCecon e Divulgação/FCeconEm regime de comodato, o contrato tem o valor de R$ 1,09 milhão, com recurso de emenda parlamentar do ex-deputado federal Bosco Saraiva. O contrato tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais quatro anos, informa o chefe do Departamento de Planejamento e Patrimônio, Cayo César Ferreira.
Segurança
FOTO: Laís Pompeu/FCecon e Divulgação/FCeconA implantação do serviço de monitoramento via Circuito Fechado de TV (CFTV) inibe tentativas de furtos, assaltos, bem como quaisquer atividades ilegais que possam prejudicar o patrimônio público, destaca o gerente de Tecnologia da Informação, Luiz Cosme Vinhote.
“Serão instaladas 240 câmeras. Todos os setores serão cobertos, inclusive as áreas externas de estacionamentos, e o Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), em construção ao lado da FCecon”, disse Ferreira.
Qualidade
Já foram instaladas 100 câmeras, alcançando os setores Centro Cirúrgico, Central de Material Esterilizado (CME), Ambulatório, Imaginologia, Almoxarifado, Farmácia, corredores e recepções principais.
“Através do monitoramento em tempo real, é possível que a equipe de segurança aja com mais rapidez na resolução de uma ocorrência. O sistema de gravação e monitoramento também resguarda o servidor, o cidadão e prestadores de serviços de quaisquer ações prejudiciais e/ou ‘mal-entendido’”, explica Vinhote.
Os equipamentos possuem visão ampliada da cena, que permite a cobertura de uma área em até 109° de ângulo, garantindo maior amplitude na imagem para monitorar locais amplos.
Todas as câmeras gravam em HD (High Definition) e Full HD, facilitando o reconhecimento nas gravações. As câmeras são resistentes e de marca renomada no mercado, aprovadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).