A iniciativa é coordenada pelo Programa de Tutoria Educacional (PTE) e ocorreu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.Qualificar os profissionais da educação municipal, a fim de promover atendimento de excelência à comunidade escolar, é prioridade da gestão David Almeida. Por isso, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta sexta-feira, 17/3, um laboratório prático com 25 equipes gestoras das unidades de ensino, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
“Essa ação impacta diretamente na formação desses professores, que estão ainda no período de estágio probatório, mas vai até os demais professores, que se sentem tão bem envolvidos nessa formação. Trabalhamos como a aprendizagem vai ser desenvolvida, além da maneira que esses gestores e esses pedagogos podem usar estratégias potencializadoras para contribuir na escola”, relatou a professora.
Essa ação pedagógica com os gestores visa definir estratégias de ensino e promover a integração dos educadores em estágio probatório, conforme explica a coordenadora do programa, Darcley Abreu.
Atuando como gestora há 15 anos, na escola municipal Raimunda Nonato Soares de Deus, bairro Tancredo Neves, zona Leste, a professora Maria das Graças gostou da iniciativa, porque acredita ser essencial para o planejamento pedagógico. “Eu já fiz parte do PTE por duas vezes. Esse encontro é muito importante, porque nós precisamos dessa formação para poder gerenciar os tutores e melhorar a ação dos professores em sala de aula”, detalhou.
O critério de escolha das participantes da formação se deu a partir do levantamento do número de professores em estágio probatório, nesses espaços escolares, a partir da convocação dos candidatos aprovados, em cadastro reserva do concurso público de 2017.
“Comecei na gestão escolar este ano. É um grande aprendizado, uma grande oportunidade que a Semed tem dado para a gente desenvolver vários projetos. Então, a tutoria vem para ajudar nas dificuldades e também mostrar qual é o papel do gestor escolar”, ressaltou o educador.
Outro participante foi o gestor Márcio de Freitas, da escola municipal Nossa Senhora da Paz, bairro da Paz, zona Oeste. O professor relatou que o encontro foi fundamental para definir diretrizes pedagógicas durante o ano letivo.
Texto – Andrew Ericles/ Semed
— — —
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAwbGs
Fotos – Eliton Santos/ Semed