Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > “Glossário da linguagem especial de Enfermagem para prática junto a povos indígenas no contexto Amazônico”  teve lançamento no Congresso Brasileiro de Enfermagem
AmazonasEducação

“Glossário da linguagem especial de Enfermagem para prática junto a povos indígenas no contexto Amazônico”  teve lançamento no Congresso Brasileiro de Enfermagem

17 de novembro de 2023
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Durante o 74° Congresso Brasileiro de Enfermagem, ocorrido entre os dias 12 a 15 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ) foi lançado o “Glossário da linguagem especial de Enfermagem para prática junto a povos indígenas no contexto Amazônico” de autoria de Francisco Cosme da Silva e Silva e Esron Soares Carvalho Rocha. Editado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas, a obra contém 127 páginas.

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom  

O Glossário tem como objetivo principal contribuir com os profissionais de enfermagem e fornecer informações com uma lista de termos técnicos e/ou científicos para o registro de ações/práticas de enfermagem na assistência à população indígena, fundamentados no Modelo de Sete Eixos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) versão 2019 – 2020.

A obra é resultado da dissertação de mestrado intitulada “Banco de Termos da Linguagem Especial de Enfermagem para a Prática junto a Povos Indígenas no Contexto Amazônico” do egresso Francisco Cosme da Silva e Silva do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem no Contexto Amazônico – Mestrado Profissional (PPGENF-MP), da escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas (EEM/UFAM), sob orientação do professor Esron Soares Carvalho Rocha.

“Resultando em 4.166 prontuários e demais documentos inerentes à área e o relato através do grupo focal de 76 enfermeiros que atuam nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Amazonas. O processamento, análise, remoção das redundâncias, categorização e normalização, resultou em 764 termos que compõem o Glossário, organizados em ordem alfabética, contendo termos simples e compostos com suas definições descritas”, informou o pesquisador.

Francisco Silva explica que durante o procedimento de construção da obra,  foi realizado um estudo nos sete DSEIs – Médio Rio Purus (MRP), Manaus (MAO), Médio Rio Solimões e Afluentes (MRS), Alto Rio Negro (ARN), Alto Rio Solimões (ARS), Parintins (PAR) e Vale do Javari (VJ) – todos no Estado do Amazonas. “A coleta de dados foi realizada entre os meses de junho e dezembro de 2022, através de duas estratégias simultâneas: 1) identificação dos termos nos prontuários dos pacientes indígenas e nos demais documentos de registro de enfermagem, existentes nas Casas de saúde Indígena no período de 2018 a 2020; 2) identificação dos termos por meio da técnica de grupo focal com enfermeiros(as) que atuam junto a povos indígenas nos territórios distritais”, completou.

“À medida que este Glossário da linguagem especial e específica for se consolidando entre os trabalhadores de enfermagem no campo da saúde indígena, Podemos, no futuro, ter um vocabulário institucional próprio e consensual, que permitirá a gestores, pesquisadores, profissionais de enfermagem, estudantes e população indígena um entendimento mais eficaz e uma comunicação objetiva, favorecendo o desempenho das ações institucionais e a compreensão do papel dos profissionais de enfermagem para a efetivação da gestão da Política Nacional de Atenção à saúde do Povos Indígenas (PNASPI)” , expôs.

De acordo com Francisco Silva, “o Glossário reúne termos comuns aos profissionais da área que atuam junto à população indígena e poderá reduzir as dificuldades no que diz respeito à documentação do cuidado prestado e direcionar a conduta de novos enfermeiros no contexto da saúde indígena”.

Tags:Estado do AmazonasManausparintins
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Governo do Amazonas vai implantar as primeiras ciclovias de Parintins

Por administrador
Amazonas

Agendamentos para Fábrica do Papai Noel, Vila de Natal e Festival de Natal no Teatro Amazonas começam nesta terça

Por administrador
Amazonas

PC-AM reforça combate ao abandono e aos maus-tratos de animais e alerta para riscos de canis clandestinos

Por administrador
Amazonas

Mostra Subjetividades Amazônidas apresenta documentários inéditos e destaca vivências, afetos e identidades da região

Por administrador
Amazonas

SES-AM inicia Dezembro Vermelho com Ações de Testagem e Distribuição de Insumos, no Centro de Manaus

Por administrador
Amazonas

Com tema natalino, Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ chega à 10ª edição na sexta-feira

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de quatro pessoas desaparecidas em Manaus

Por administrador
Amazonas

Servidores da Educação celebram abono Fundeb 2025 e avanço nas carreiras no Amazonas

Por administrador
Amazonas

Sejusc promove curso de maquiagem básica para adolescentes do Centro Socioeducativo de Internação Feminina

Por administrador
Amazonas

Natal Inclusivo: Governo do Amazonas realiza evento natalino com acessibilidade e atividades lúdicas para pessoas com deficiência

Por administrador
Amazonas

Dezembro Vermelho 2025: Amazonas tem redução de 20,7% na mortalidade por Aids

Por administrador
Amazonas

Ipaam registra 38 resgates de animais silvestres em novembro na capital

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?